RTX 3080 tem pouca memória? NVIDIA cometeu um erro grave?

As muito recentes placas gráficas RTX 30 da NVIDIA são inegavelmente muito poderosas, contudo, novas informações apontam para que tenham sido cometidos alguns erros na sua conceção… Afinal de contas, já temos um jogo a pedir 12GB de memória VRAM no mercado! No entanto, a RTX 3080 da NVIDIA, que supostamente é a placa indicada para jogar em 4K, apenas conta com 10GB de memória.



RTX 3080 com dificuldades a correr GodFall? NVIDIA cometeu um erro?

AMD, nVIDIA

Portanto, a AMD acabou de lançar um novo vídeo onde demonstra que tipo de parceria teve com a Counterplay Games para tentar aumentar a qualidade da versão para PC de Godfall.

Um vídeo onde o CEO do estúdio afirma que o jogo utiliza texturas 4kx4k e pelo menos 12GB de memória para chegar às definições gráficas Ultra na resolução 4K. Curiosamente, o CEO também afirma que estes requisitos de memória são o futuro do PC Gaming.

Dito tudo isto, caso não saiba, as novas Radeon RX 6800 e 6900 já chegam ao mercado com 16GB de memória. No entanto, a NVIDIA apenas equipou a sua RTX 3070 com 8GB e a sua RTX 3080 com 10Gb. Ou seja, na nova geração de placas RTX 30, apenas a caríssima RTX 3090 passa os 10GB, ao contar com 24GB de RAM GDDR6X.

- Advertisement -

Muito resumidamente, as novas placas gráficas da AMD não só são competitivas na performance, como também oferecem um outro nível de ‘future proofing‘ em relação às placas da rival NVIDIA.

Entretanto, como deve imaginar, este vídeo foi completamente estruturado para meter na cabeça dos jogadores a ideia de que investir numa RTX 30 com ‘pouca’ memória é um mau investimento. Ainda assim, isto levanta mesmo uma questão… Será que foi um erro da NVIDIA equipar as suas placas ‘mainstream’ com esta quantidade de memória? Ao fim ao cabo, muitos foram os rumores a mencionar o lançamento de uma RTX 3080 com 20GB de memória ainda em 2020.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.