RTX 3080 12GB: Desilusão. Uma forma de sacar dinheiro

Como deve saber, a RTX 3080 com 12GB de memória já é uma realidade, apesar do facto de a NVIDIA não ter publicitado o lançamento da placa gráfica, na altura devida.

No entanto, à semelhança de outros lançamentos recentes, a nova placa gráfica da gigante Norte-Americana é uma perfeita desilusão, ao não trazer nada de novo para cima da mesa, e claro, como já deve ter adivinhado, sofre de todos os problemas que as restantes RTX 30 já sofriam.

Mas vamos por partes.

RTX 3080 12GB: Desilusão. Uma forma de sacar dinheiro

Portanto, apesar do facto de a NVIDIA não ter feito grande trabalho no campo da publicidade, e de nem ter enviado unidades de review para os meios do costume. As reviews independentes já começaram a chegar à Internet, e claro, existe uma razão para todo o silêncio por parte da NVIDIA… A RTX 3080 12GB é uma perfeita desilusão!

O que muda entre a RTX 3080 original e o novo modelo com 12GB?

Bem, antes de mais nada, temos o acréscimo de memória no novo modelo. Mas a coisa não fica por aqui. É que além do acréscimo de 2GB de memória GDDR6, que por sua vez obriga a aumento do barramento para 384-bit (+20% de largura de banda), também temos um aumento de 3% no número de núcleos de processamento, e um aumento de 8% nos ROPs.

Isto mete a RTX 3080 com 12GB entre a RTX 3080 original e a RTX 3080 Ti. Curiosamente, quase sempre mais perto do modelo Ti.

No entanto, apesar das melhorias, que até são interessantes, é uma placa que no fim do dia, não traz nada de novo. Ficando um pouco acima da RTX 3080, e claro, um pouco abaixo da RTX 3080 Ti. Além disto, sofre dos mesmos exatos problemas dos restantes modelos de gama média e gama alta. Afinal, é uma placa quase impossível de encontrar nas prateleiras, e quando o consegue fazer, está a um preço simplesmente proibitivo.

Qual é o preço?

A RTX 3080 original anda entre os 1300~1400€, enquanto a RTX 3080 Ti anda perto dos 1800€. Entretanto, a RTX 3080 com 12GB anda aqui pelo meio. Na minha opinião, não deveria comprar nenhuma delas, porque não faz o menor sentido meter este tipo de dinheiro em cima da mesa.

Mas é o que é, é assim que as coisas funcionam agora.

Porquê este lançamento?

É óbvio que a NVIDIA aproveitou material que era demasiado bom para dar vida à RTX 3080, e era demasiado fraco para dar vida à RTX 3080 Ti ou RTX 3090, visto que todas usam o mesmo GPU, o GA102. Ou seja, uma forma fácil de fazer dinheiro, com margens mais altas do que seria suposto.

Mas que no fundo, não veio mudar nada. Daí ser uma desilusão.

Entretanto, se está interessado na performance da placa, recomendo ler a análise integrar do Techspot, que pode encontrar aqui.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.