Router Wi-Fi: com este truque ganha velocidade em 30 segundos!

A velocidade do seu router Wi-Fi pode ser significativamente aumentada através de um simples truque que pode ser feito em 30 segundos. De facto, embora pareça uma tarefa difícil é bastante simples fazer isto e navegar mais rapidamente na sua rede Wi-Fi.

Router Wi-Fi: com este truque ganha velocidade em 30 segundos!

É verdade que a maioria das pessoas não se preocupa muito com a manutenção da sua rede Wi-Fi. Mas isto é algo realmente importante de fazer no seu router. Se o fizer vai conseguir obter grandes resultados.

Tudo é tão simples como ir à administração do seu router e verificar o que lá está ligado.

A maioria dos routers domésticos tem uma interface Web dedicada onde pode aceder a informações sobre o router, a ligação externa à Internet e os dispositivos ligados. Na maioria dos casos, só precisa de introduzir 192.168.0.1 na barra de endereços do seu browser.

No entanto, se isto não funcionar para si, é possível encontrar o endereço IP do seu router utilizando o Prompt de Comando no Windows. Utilize o comando ipconfig /all e procure o endereço Default Gateway. Dito isto, este é apenas um dos muitos comandos que pode utilizar para gerir redes sem fios no Windows.

atrasam o router Wi-Fi, roubar Wi-Fi, router wi-fi coisas perigosas, router wi-fi truque

Para proteger a sua rede, terá de iniciar sessão para aceder a esta interface. Inicialmente, estas credenciais são definidas como predefinições e o nome de utilizador é frequentemente listado como admin. No entanto, na primeira vez que iniciar sessão no router, deve alterá-las para algo mais seguro.

A fase seguinte varia consoante a marca do seu router, o firmware e o ISP.

No entanto, geralmente, deve haver uma definição chamada Estado da ligação do dispositivo ou semelhante. Esta deve listar todos os dispositivos atualmente ligados ao seu router, incluindo ligações sem fios e com fios.

Para cada dispositivo, poderá ver o endereço IP, o endereço MAC e o nome do dispositivo. O fabricante define frequentemente o nome do dispositivo, pelo que deve ser fácil identificar o seu smartphone e portátil. No entanto, os periféricos, o equipamento doméstico inteligente e os dispositivos mais antigos podem não ter um nome configurado ou mostrar simplesmente uma confusão de carateres.

Se reparar em algo que não reconhece, pode desligar cada um dos dispositivos ligados à rede, um de cada vez. Se um dispositivo permanecer depois de tudo ter sido desligado, isso pode ser uma prova de um dispositivo indesejado ou potencialmente sinistro ligado à sua rede.

Mas o mais importante de tudo é que diminuir o número de dispositivos ligados ao seu Wi-Fi irá libertar alguma da largura de banda do seu router. Para além disso equipamentos antigos tornam a rede mais lenta.

De entre todas as coisas que pode fazer para obter mais velocidade é desativar os protocolos sem fios antigos. No entanto tenha em conta que isso pode fazer com que alguns equipamentos deixem de funcionar.

Os routers mais recentes como os que o seu operador disponibiliza garantem protocolos mais avançados que resultam em velocidades superiores. No entanto, embora o seu router possa ser rápido, se tiver determinados dispositivos ligados, toda a sua rede ficará mais lenta. O protocolo Wi-Fi 802.11b, muito mais antigo, torna toda a sua rede mais lenta. Idealmente, deve remover ou atualizar quaisquer dispositivos que utilizem protocolos Wi-Fi mais antigos, como o b ou o g. Também os deve desativar no router se for possível para ganhar mais velocidade.

O que se passa com os dispositivos antigos?

Para perceber como é que um dispositivo antigo pode atrasar a sua rede, é essencial olharmos para o Wi-Fi e como funciona. As redes sem fios utilizam uma frequência de 2,4GHz ou uma frequência de 5GHz. Esta frequência define o número de ondas que passam por um local fixo num segundo. Assim, se estiver a usar Wi-Fi de 5GHz, um total de 5.000.000.000 ondas chegam ao seu smartphone num segundo.

Para transmitir dados, o router Wi-Fi altera estas ondas com base nos dados que precisam de ser enviados. Entretanto no meio disto estão diferentes protocolos. Estes protocolos definem diferentes técnicas de modulação que conduzem a uma diferença na quantidade de dados transmitidos pelo Wi-Fi.

Protocolos diferentes utilizam diferentes técnicas de modulação para transmitir dados. Devido a esta razão, um dispositivo que usa o protocolo 802.11b não consegue compreender os dados transmitidos pelo protocolo 802.11n.

Dito isto, o Wi-Fi tem de ser retro compatível e se um dispositivo 802.11b se ligar a um router que utiliza 802.11n, precisa de funcionar. Assim, para resolver este problema, o router 802.11n utiliza o protocolo 802.11b para comunicar com aquele dispositivo. É devido a esta razão que o seu Wi-Fi abranda por causa de um dispositivo mais antigo.

O que fazer?

A utilização de um Wi-Fi de dupla banda pode ajudá-lo se utilizar ambos os dispositivos utilizando os protocolos mais antigos e os mais recentes. Para resolver o seu problema, pode ligar os dispositivos mais antigos à rede 2.4GHz e os dispositivos mais recentes à banda 5GHz. Isto evitará que dispositivos mais antigos interfiram com dispositivos mais recentes, oferecendo melhores velocidades.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Ignorar este alerta sobre o Amazon Prime Day pode sair-lhe caro! 

O Amazon Prime Day vai transformar os dias 16 e 17 de Julho numa verdadeira loucura em termos de compras. É um evento anual...

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados