A Ricoh é uma marca bem conhecida no campo da impressão. Numa altura em que as empresas parecem querer fugir do papel, este fabricante tem vindo a revelar que esta continua a ser uma boa aposta e que é possível adaptar-se os equipamentos a uma nova realidade, graças à introdução de diversas tecnologias que garantam sustentabilidade e ao mesmo tempo segurança e facilidade de utilização.

A grande novidade da Ricoh para este início de ano é a IM C2000-6000.

É uma nova série composta por 13 novos equipamentos inteligentes em cor A3. Têm ainda diferentes velocidades. Alguns dos modelos são a Ricoh IM C2000, IM C2500, IM C3000, IM C3500, IM C4500, IM C5500 e a IM C6000.

Um dos destaque principais desta nova gama dá pelo nome de Ricoh Smart Integration.

Como o nome deixa adivinhar é uma plataforma que permite desenvolver e utilizar aplicações instaladas na cloud.

Na prática isto significa que os utilizadores podem descarregar e instalar novas aplicações, funções e atualizações diretamente nos dispositivos como se fosse um smartphone.

Ricoh

É sem dúvida uma aposta modular interessante e escalável.

Na prática, como se tratassem de atualizações de firmware permite o acesso instantâneo a novas atualizações. Evita assim a compra de um novo hardware para funções adicionais.

Entretanto, o Ricoh Smart Integration também liga a impressora multifuncional aos serviços externos da cloud. São exemplo disso, o Google Drive, OneDrive, Office 365, Box e Dropbox. Aqui existe uma clara aposta na mobilidade. Permitem trabalhar e partilhar informações a qualquer momento. Igualmente através de qualquer dispositivo.

Aposta na segurança

Ao nível da segurança existem vários aspetos a destacar. Em primeiro lugar, temos as constantes atualizações de firmware disponíveis na cloud. Entretanto as novas impressoras possuem um disco rígido encriptado. Assim garantem que ninguém sem permissão tenha acesso às informações que passam pela impressora. A segurança também é essencial entre as comunicações na rede. Destaca-se a segurança de IPs, segurança dedicada às linhas de fax e o uso de IPsec para comunicações encriptadas, entre outros.

Entretanto e mais no campo daquilo que conseguimos ver de imediato nestes equipamentos, a nova gama incorpora o Smart Operation Panel, um touch screen que facilita transferências mais rápidas entre aplicações.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.