Caso não saiba, o próximo grande passo para os carros 100% elétricos, passa pelo uso de toda uma nova tecnologia de bateria, conhecida como ‘Solid State Batteries‘. Uma tecnologia, que na opinião de muitos especialistas, ainda está longe de ser uma realidade, pelo menos para o mercado das ‘massas’.
Mas… De forma incrível, parece que vamos ter uma apresentação de carros 100% elétricos, baseados nestas baterias, na China, dentro de muito pouco tempo.
Revolução elétrica? Primeiros carros com bateria ‘Solid State’ na China!
Portanto, naquilo que pode muito bem ser descrito como um momento ‘espetacular’ no mundo da mobilidade elétrica, a Dongfeng Motor já foi capaz de produzir, e entregar, 50 carros elétricos baseados na tão desejada tecnologia de baterias ‘solid-state’, para uma demonstração, em território Chinês.
Qual é a diferença entre as atuais baterias, e as novas ‘Solid-State’?
A principal diferença está no eletrólito. Ou seja, na nova tecnologia, é utilizado um novo tipo de material, sólido’, entre o ânodo e o cátodo. Desta forma, é possível aumentar a densidade de energia, ao mesmo tempo que o peso da bateria também pode ser diminuído.
Curiosamente, além desta melhoria muito significativa, que irá permitir um aumento dramático na autonomia. Este tipo de bateria também é mais fácil de produzir, consegue tempos de carregamento mais vantajosos, e claro, também têm uma maior durabilidade.
Contudo, apesar de todas as vantagens, ainda não foi anunciado nenhum veículo elétrico tendo como base esta tecnologia, além da Nio, que no início do ano passado falou em lançar um novo EV, com baterias sólidas de 150kWh, mas que até agora, ainda não é uma realidade no mercado.
Dito tudo isto, tudo indica que vamos ter uma demonstração com 50 Dongfeng Fengshen E70s, para não só mostrar a tecnologia, mas também bater o pé às gigantes do mundo automóvel. Especialmente a marcas como a Mercedes, BMW, Ford e VW, que também estão a desenvolver as suas próprias tecnologias de baterias sólidas.
Em suma, ainda não sabemos muito bem o que vai sair daqui, mas é boa ideia manter os olhos bem abertos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É o futuro do mundo automóvel?