A pasta de dentes consegue restaurar os faróis do seu carro?

Todos sabemos que a pasta de dentes serve para limpar os dentes e para ajudar a manter uma boa saúde oral. No entanto, tem mais algumas utilizações. Por exemplo, alguns utilizam-na para remover marcas de lápis de cera ou outras manchas de uma parede. Mas ela tem outras utilizações fora de casa. A pasta de dentes tem sido uma solução de longa data para restaurar faróis do carro. Mas será que isto resulta mesmo?

A pasta de dentes consegue restaurar os faróis do seu carro?

A pasta de dentes contém abrasivos suaves para limpar os dentes. Acontece que esses abrasivos que ajudam a remover as manchas dos dentes também são ideais para eliminar a névoa e a oxidação das lentes de plástico dos faróis. Assim podemos dizer que a pasta de dentes pode ajudar os faróis do seu carro a parecerem novos, até certo ponto!

Dizemos até certo ponto, porque tudo depende do estado atual dos faróis. A pasta de dentes pode ser tudo o que precisa se os faróis do seu carro estiverem ligeiramente amarelados ou embaciados. Depois de limpar os faróis com água e sabão, só precisa de uma pequena toalha de microfibra húmida e de um tubo de pasta de dentes branca. Esprema uma pequena quantidade de pasta na toalha, esfregue suavemente num movimento circular e repita se necessário.

truques faróis do carro, WD-40 faróis, recuperar os faróis do carro, carro, importar, alemanha, mercedes, Bicarbonato de sódio e limão

O passo final é enxaguar o farol coberto de pasta de dentes com água limpa e secá-lo com um pano. Não fique desanimado se os faróis continuarem amarelados ou turvos depois de esfregar, uma vez que a pasta de dentes só consegue remover uma contaminação superficial ligeira. Para trabalhos mais exigentes, pode utilizar um polidor de tinta ou uma lixa, à mão ou à máquina.

Se tiver dinheiro de sobra, existem kits de limpeza de faróis facilmente disponíveis, explicitamente formulados para restaurar a nitidez das lentes dos faróis turvos, amarelados ou embaciados. A maioria implica lixar e polir. Mas os resultados são bons.

Mas há outras coisas que pode experimentar

Limão e bicarbonato de sódio

Limão e bicarbonato de sódio é outra combinação que pode restaurar os faróis, e não é tão complicado como parece. O bicarbonato de sódio é, mais uma vez, um elemento-chave devido às suas qualidades abrasivas, mas a adição de limão pode ajudar a desengordurar ainda mais os seus faróis enevoados.

O truque para manter esta limpeza de faróis tão limpa quanto possível é cortar o seu limão ao meio, no sentido da largura, e depois utilizar o pedaço de limão para aplicar o bicarbonato de sódio. Passar o limão sobre a superfície do farol pode ajudar o bicarbonato de sódio seco a aderir. Pode ser mais difícil deixar a combinação de bicarbonato de sódio e limão assentar, mas deve conseguir perceber, depois de polir um pouco, se está a fazer alguma diferença. Uma alternativa é misturar previamente um pouco de sumo de limão e bicarbonato de sódio numa tigela e, em seguida, utilizar o limão ou uma toalha de papel para esfregar a mistura no farol.

Tal como outros métodos, este requer um pouco de enxaguamento e possivelmente várias aplicações para obter um resultado desejável.

Bicarbonato de sódio e vinagre

O bicarbonato de sódio e o vinagre são uma das melhores combinações de limpeza para os seus faróis, para não falar de tudo o resto em casa. A maioria das pessoas tem ambos à mão, e os ingredientes são baratos. Embora o vinagre não tenha um cheiro tão agradável como a receita com limão, deve ter o mesmo efeito devido à sua acidez.

O vinagre por si só pode dissolver a acumulação de minerais, limpar a sujidade e remover tudo o que está a mais. O vinagre pode até matar bactérias – o que não é uma preocupação para os seus faróis, mas não deixa de ser impressionante. Dado o poder do vinagre, adicionar bicarbonato de sódio é algo poderoso para limpar os faróis do seu carro. O único cuidado a ter é que, quando combinados, o vinagre e o bicarbonato de sódio fazem bolhas, pelo que não deve misturar uma solução demasiado vigorosa. Combinar o bicarbonato de sódio com uma colher de vinagre de cada vez para criar uma pasta é a melhor forma de o fazer.

WD-40

O WD-40 não pode resolver todos os problemas do seu carro, mas pode fazer muito. Pulverize-o, começando na parte superior do farol, e tenha um pano limpo pronto a limpar.

WD-40

Utilize um movimento de polimento para limpar o WD-40 e, em seguida, repita para atingir quaisquer pontos que não tenham ficado encharcados da primeira vez.

Agora já conhece tudo o que pode fazer diferente ao restaurar os faróis do seu carro.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados