Provavelmente, já ouviu dizer que a verificação regular da pressão dos pneus do seu veículo permite obter um consumo de combustível significativamente melhor e uma condução mais segura. No entanto, é necessário ajustar a pressão dos pneus com base no tempo? A resposta é sim, e tem a ver com a forma como o ar ou o gás reagem às mudanças de temperatura. Agora que vêm aí dias quentes verifique já os pneus do seu carro.
Dias quentes: é necessário ajustar a pressão dos pneus?
A taxa de esvaziamento aumenta com tempo gelado, neve ou calor. De facto, uma baixa de temperatura de 10 graus pode já influenciar. Pode não parecer muito, mas a diferença é suficiente para afetar a economia de combustível do seu veículo. Por exemplo, se a temperatura baixar muito durante a noite, a pressão dos pneus irá baixar 0.2 bar. O suficiente para acionar a luz do TPMS (sistema de monitorização da pressão dos pneus) do seu veículo numa manhã gelada. Se isto acontecer, não entre em pânico. Provavelmente, está a lidar com pneus com pressão insuficiente em vez de um furo.
O que faz o tempo quente?
A taxa a que um pneu esvazia em tempo frio é a mesma que a pressão do pneu aumenta em tempo quente. Por exemplo, uma subida de temperatura aumentará a pressão em bar, podendo levar a pneus demasiado cheios.
Conduzir com pneus com pressão excessiva é tão perigoso e dispendioso como conduzir com pneus com insuficiente. Pode afetar a manobrabilidade e a estabilidade do seu veículo, e a pressão excessiva provoca o desgaste prematuro dos pneus e até o excesso de poluição. Além disso, um excesso de pressão nos pneus não acionaria um aviso TPMS, o que leva a uma falsa impressão de condução com pneus corretamente cheios.
Quer a temperatura exterior seja quente ou fria, crie o hábito de inspecionar periodicamente os pneus do seu automóvel. De preferência sempre que abastecer. Considere a possibilidade de comprar um insuflador de pneus de alta qualidade, uma ferramenta útil para manter na bagageira para emergências, ou encher os pneus com ar.
Recomenda-se verificar o ar (incluindo o pneu sobresselente, quando aplicável) pelo menos uma vez por mês e fazê-lo quando os pneus estão “frios” ou não foram conduzidos durante pelo menos três horas para obter uma leitura mais exata.
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