Google puxa o tapete às respostas inteligentes do Gmail

Quando a Google fez há alguns meses uma grande atualização ao Gmail adicionou a funcionalidade de respostas inteligentes. Isto era algo que já estava disponível nos nossos telemóveis e que mais tarde chegou à versão para computador. Agora algo muda nas respostas inteligentes do gmail.

Respostas inteligentes do Gmail: Responder rapidamente a uma mensagem

Com as respostas inteligentes pode responder rapidamente a uma mensagem, seleccionando uma das três respostas disponíveis. No fundo é uma forma rápida e eficaz de despachar alguém mais chato ou insistente, especialmente quando estamos com pressa.

respostas inteligentes do gmail

No entanto, estas mensagens geradas por um sistema de inteligência artificial começaram a tornar-se incomodativas para quem tem muita paciência para receber e enviar emails. Ora, quem não queria utilizar as respostas inteligentes acabava sempre por ser brindado com elas.

Quer tenha sido por queixas dos utilizadores, ou simplesmente porque lhe apeteceu, a Google vai finalmente permitir desativar esta função.

Mas afinal como é que as mensagens inteligentes funcionam?

Bem, a Google explicou ao jornal americano, The Wall Street Journal, que as respostas inteligentes são escolhidas a partir de uma biblioteca de frases que um sistema identifica como relevantes para uma situação, após analisar milhões de opções.Sim, isto significa que a Google andava a ler emails para treinar este sistema. No entanto, tudo foi sempre feito com as maiores preocupações e respeito pela privacidade dos utilizadores.

Privacidade à parte, o que importa é que agora vão ser os utilizadores a escolherem se querem utilizar ou não este funcionalidade.

No entanto as novidades não ficam por aqui. A Google vai lançar a composição inteligente de mensagens, uma funcionalidade semelhante às respostas inteligentes. No fundo prevê aquilo que vai escrever a seguir para tudo ser mais rápido.

De facto os sistemas de inteligência artificial e de machine learning podem contribuir para nos facilitar a vida. No entanto, tudo isto ainda está longe da perfeição. Conclusão, por vezes incomodam mais do que ajudam.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Netflix lança plano grátis sem publicidade mas não para todos!

A Netflix quer ser forte em todos os mercados. Enquanto nuns é mais fácil dadas as características e a abertura do público a filmes...

Pandemia trouxe oportunidades para empresas de tecnologia!

Caso não saiba, a pandemia COVID-19 representou um desafio para o sistema socioeconómico global. Afinal, depois de passado o temor inicial, começaram (e ainda...

Produção de chips vai ser demasiada em 2023. Queda de preços?

Segundo a IDC, o mercado de semicondutores vai crescer 17.3% durante o ano de 2021! Um número muito superior ao do ano passado, que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!