Nós já falámos várias vezes sobre este automóvel, pode ser de facto muito interessante e único no mercado. Mas, além de tudo isto, o Renault 5 Turbo 3E é, sem grandes surpresas, o automóvel mais caro alguma vez lançado pela marca francesa.
Mas, da mesma forma que a Switch 2 encareceu e parece estar a postos para um sucesso, o mercado também está pronto a abrir os braços a um Renault de 155 mil euros. Quem diria? O preço não assusta ninguém.
Renault a 155 mil euros? Está a vender que nem pão quente!
Portanto, se o Renault 5 E-Tech (link) foi um sucesso estrondoso, e o Alpine A290 (link) fez cabeças rodar um pouco por todo o lado, faz todo o sentido para a gigante Francesa tentar levar a fórmula um pouco mais além.
É exatamente por isso que, com um design retro-futurista inspirado no icónico Renault 5, e ainda uma performance brutal, aparece o Renault 5 Turbo 3E, com aquele toque de exclusividade que faz mexer o mercado mais entusiasta.
De facto, bastaram poucas horas para se criar uma autêntica febre à volta do modelo.
Aqui vale a pena salientar que a produção vai ser limitada a apenas 1.980 unidades. Por isso, para garantir lugar, era preciso avançar com uma entrada de 50.000 euros. Como se isto não fosse suficiente, o preço final começa nos 155.000 euros para os primeiros 500 signatários.
Mas, segundo Fabrice Cambolive, CEO da Renault, esse número já foi largamente ultrapassado!
Aliás, nas primeiras horas após a abertura das reservas, a Renault já tinha 500 confirmações diretas e mais 200 através da rede de concessionários. O entusiasmo foi tão grande que até o próprio CEO fez questão de o partilhar no seu perfil do LinkedIn.
Porém, a personalização do Renault 5 Turbo 3E só começa em 2026, com as primeiras entregas apontadas para o ano seguinte. Mas, pelos vistos, quem quer um, além de pagar, também não se importa de esperar.
O que vale este Renault 5 Turbo 3E?
Além de motores dentro das rodas (link), em termos de números, o Renault 5 Turbo 3E não brinca em serviço.
- Com 544 cavalos e 4.800 Nm de binário, este monstro acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos.
- A bateria de 70 kWh permite carregar dos 15 aos 80% em apenas 15 minutos, com potência de 350 kW.
- A autonomia ainda está à espera de homologação final, mas deverá ultrapassar os 400 km.
Assim, com apenas 1.450 kg, é um carro que promete não só aceleração de superdesportivo, mas também uma agilidade digna dos melhores tempos do Renault 5 original.
A receita é simples: nostalgia, exclusividade e performance de topo. A Renault acertou em cheio.