Há alguns dias atrás, noticiámos que o mundo das placas gráficas estava novamente a ficar ligeiramente mais caro. Isto, depois de uma tendência de queda que durou vários meses.
Pois bem, a tendência, neste momento, parece ser de uma explosão no preço, tudo graças a um grande aumento na valorização do Ethereum. Em suma, lá vamos nós outra vez…
Regresso da loucura! Placas gráficas já subiram 20%
Graphics Card Prices in 🇩🇪🇦🇹 Aug 29, 2021
👉 Availability is still good, but lose a step.
👉 AMD prices slightly up (again).
👉 nVidia breaks its trend, prices now going up as well.https://t.co/CFEsLahDYW pic.twitter.com/cLSwn6f80v
— 3DCenter.org (@3DCenter_org) August 30, 2021
Portanto, se pensava que até ao fim do ano, ia conseguir comprar uma placa gráfica de nova geração a um preço ‘decente’, o melhor é mesmo tirar o seu cavalinho da chuva, para este não ficar constipado.
É que a moeda Ethereum sofreu uma valorização espantosa nos últimos dias, o que claro está, levou o mundo das placas gráficas por arrasto. É incrível, visto que tudo isto está acontecer, mesmo tendo em conta as limitações impostas pela NVIDIA nas suas gamas mais recentes de placas RTX 30. (Infelizmente, a limitação já foi mais ou menos ‘resolvida’ pela comunidade de mining. Visto que já é possível alcançar cerca de 70% do potencial das placas, com alguns mods simples).
Entretanto, caso não saiba, o Ethereum já ultrapassou os 3900$ nas últimas horas, e apesar de já ter caído um pouco desde o ‘pico’. A tendência parece ser de subida nos próximos dias. Um problema grave para o mercado, porque esta valorização deu todo um novo ‘boost’ ao mundo das criptomoedas, e quando isto acontece, quem sofre são os consumidores ‘normais’.
Dito tudo isto, na Ásia, as placas gráficas já aumentaram quase 20%, tudo devido ao aumento na procura na última semana. Aliás, quase todas as placas de gama média, ou gama alta, estão agora fora de stock.
Infelizmente, com a crise de produção ainda presente, qualquer flutuação no mercado de criptomoedas tem o potencial para “rebentar” com os preços. Especialmente porque a crise vai muito provavelmente durar até ao fim de 2022, porque as fabricantes de semicondutores continuam em sérias dificuldades, e na verdade, também se estão a aproveitar um pouco para subir preços.
Em suma, temos de esperar um pouco para perceber o que vai acontecer em solo europeu.