Quer reduzir o stress? Tire umas mini-férias do Facebook!

Cinco dias de abstinência do Facebook podem reduzir significativamente os níveis de stress, segundo um novo estudo publicado no Journal of Social Psychology. Um dos responsáveis por este estudo, Eric Vanman, acompanhou 138 utilizadores do Facebook que passam três ou mais horas a navegar diariamente na rede social mais popular do mundo e pediu a metade para não acederem ao serviço durante cinco dias, após um determinado período de tempo.

mini-férias

Com base nos níveis de cortisol – a hormona indutora de stress – medida a partir de amostras de saliva, a quantidade de stress vivenciada pelos utilizadores diminuiu significativamente após o episódio de abstinência.

O cientista observou que não existe um nível médio de stress. Assim como os corpos humanos são diferentes, os limites de tolerância ao cortisol também o são.

Independentemente disso, o estudo aponta claramente para uma ligação entre as redes sociais e o stress.

No entanto não existe uma verdade absoluta. É que muitas pessoas afirmam que estarem afastadas das redes sociais não lhes causa propriamente uma sensação de bem-estar. Vanman explica que o responsável por esta situação é o medo de perderem desenvolvimentos importantes no seu círculo social. Assim, os efeitos negativos da abstinência do Facebook são resultado de um comportamento condicionado.

Numa entrevista ao site da CNBC, o investigador garantiu que “tirar mini-férias do Facebook pode realmente ajudar as pessoas a reduzirem o stress.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Mobvoi mentiu? TicWatch Pro 3 e E3 não têm o SoC Wear 4100+

A Mobvoi é uma das empresas que mais aposta no mundo Google Wear OS, com a sua gama de relógios TicWatch. No entanto, parece...

Conta Google: se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Enganou-se? Anule agora mesmo um envio no Gmail!

Já aconteceu a todos enviarmos uma mensagem e depois arrependermo-nos. Isto porque dissemos o que não queríamos ou porque no segundo a seguir verificámos...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!