Como deve imaginar, as muitas acções de chamada (recall) feitas por inúmeras fabricantes automóveis, acontecem devido a uma mão cheia de razões diferentes. No entanto, as mais gravosas implicam sempre algo que afeta diretamente a segurança no condutor ou todos os outros ocupantes do veículo. Afinal de contas, a segurança é o fator essencial para poder conduzir com confiança.
Dito tudo isto, se comprou um Porsche Taycan a partir do ano de 2020, o seu carro está incluído no recall global desta fabricante!
A razão? Pois bem, segundo a empresa, tudo acontece devido a um defeito no sistema de travagem que ocorreu em um número muito pequeno de modelos. No entanto, para garantir a confiança, a Porsche insistiu em anunciar um recall global.
Dito isto, ainda sem números concretos ainda anunciados pela Porsche de carros afetados, a verdade é que a fabricante já vendeu mais de 150.000 unidades desde 2020.
Recall global de todos os Porsche Taycan desde 2020!
Em termos próprios para o assunto, a fabricante já informou que o problema decorre de um defeito nas mangueiras dos travões dianteiros. Estas mangueiras começaram a aparecer com fissuras que por sua vez originam em derrames do fluido dos travões.
O que isto implica?
Em poucas palavras, a falta de fluido ou óleo dos travões, resulta numa baixa pressão no sistema e por sua vez a perda da eficácia de travagem. No pior dos casos se não parar a tempo, pode mesmo ficar sem qualquer capacidade para parar a viatura com o pedal.
A Porsche informou que se o problema acontecer, o condutor é alertado com uma luz amarela no painel. O que deve fazer com a luz amarela? A fabricante informa que o proprietário deve conduzir até a um concessionário da Porsche.
Contudo, atenção! Se a luz for vermelha, ou passar para vermelha, deve de imediato parar a viatura e não pode utilizar a mesma. Já se não detetar qualquer luz de avaria, o carro deve estar totalmente pronto para a condução normal.
Um gerente do projeto do Taycan, Kevin Giek, informou que:
“Realizadas algumas analises internas de qualidade foi determinado que podem ocorrer algumas falhas em casos especiais”
“A segurança é a nossa principal prioridade, por isso decidimos que precisávamos de otimizar as mangueiras dos travões no eixo dianteiros”
Em suma, o problema afetou no total menos de 1% das unidades vendidas, mas isto é o suficiente para a Porsche tomar uma ação rápida. Afinal de contas, estamos a falar do sistema de travões e da confiança pela fabricante.
Além de que não é o primeiro recall do modelo Taycan com 40.000 unidades com potencial problema no airbag em 2022 e cerca de 3.000 unidades ainda no mês de Maio com “problemas2 nas células de bateria.
Ademais, o que pensa sobre o recall da Porsche? Acha que menos de 1% é suficiente para um recall global de mais de 150.000 unidades? Partilhe a sua opinião connosco nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!