Atenção: estas três razões tornam o smartphone lento!

Existem várias razões para um smartphone ficar mais lento com o passar do tempo. Podemos ter menos espaço de armazenamento, software perigoso instalado no smartphone ou algumas apps que ocupam muita memória. Dito isto, vamos explicar-lhe as razões para um smartphone lento, até para que as possa evitar no futuro.

Atenção: estas três razões tornam o smartphone lento!

A tecnologia está a avançar a um ritmo vertiginoso. Os novos dispositivos melhoram as características dos seus antecessores com um intervalo de apenas alguns meses. Entretanto à medida que os dispositivos melhoram, o mesmo acontece com os sistemas operativos e com as interfaces que estão por cima. Não nos podemos esquecer que praticamente todos os lançamentos vêm com novas funcionalidades. Isto tudo tem o seu peso.

A quantidade de memória RAM disponível é um fator chave para que tudo corra bem. Qualquer equipamento que neste momento tenha menos do que 2GB de memória tem dificuldade em funcionar corretamente.

Um dos limites são as limitações de hardware. A quantidade de memória é um fator chave para o funcionamento de qualquer smartphone e uma nova atualização num dispositivo com menos RAM (por exemplo, 2 GB RAM) irá abrandar significativamente o seu funcionamento. Isto acontece principalmente porque o dispositivo necessita de mais recursos para funcionar sem problemas.

No entanto, para além da quantidade física de memória RAM, também podemos considerar o atraso promovido por atividades que correm em segundo plano. Elas consomem uma grande quantidade de RAM disponível. Por isso, é aconselhável encerrar aplicações que não estamos a usar para maximizar a quantidade de RAM com menos aplicações abertas.

S22 Ultra

O terceiro fator responsável pelo abrandamento do seu smartphone é o armazenamento interno. A quantidade de armazenamento também pode ser importante, porque se estiver cheio, é mais complicado gerir o espaço livre e isto atrasa o funcionamento do dispositivo.

Uma das formas mais fáceis de não abrandar o funcionamento do smartphone é manter o armazenamento interno menos atafulhado. Se eliminarmos aplicações desnecessárias, bem como outros conteúdos e movermos algumas das fotos apenas para a cloud, as coisas vão funcionar melhor.

Entretanto uma das formas que algumas pessoas apontam para resolver todos os problemas de lentidão é limpar a cache e não só de aplicações. Mas será mesmo assim?

Quando uma app começa a patinar a melhor solução é limpar a cache. No entanto, isto é algo que não deverá fazer com muita recorrência e já lhe vamos explicar porquê.

na Play Store, Novidade na Play Store, razões smartphone lento

As aplicações Android criam dois tipos diferentes de ficheiros no dispositivo. Dados e cache. Os ficheiros de dados contêm coisas importantes, como informações de login e definições de aplicações. Quando elimina ficheiros de dados, está essencialmente a redefinir a aplicação.

Os ficheiros de cache, por outro lado, são temporários. Contêm informação que nem sempre é necessária. Um exemplo comum é uma aplicação de streaming de música que descarrega uma música para reprodução.

razões smartphone lento

O bom dos ficheiros cache é que pode eliminá-los sem repor a aplicação. É uma espécie de limpar o lixo sem perder todas as preferências guardadas. Tal como reiniciar um smartphone, limpar a cache é apenas uma das várias coisas que pode tentar quando uma aplicação está a portar-se mal.

Como limpar

Cada aplicação descarrega e/ou armazena dados no seu dispositivo. Por exemplo, o Facebook pode armazenar informações de login e alguns ficheiros em cache ou temporários.

android limpar cache

Da mesma forma, Amazon Prime, Netflix e a maioria das outras aplicações multimédia permitem descarregar conteúdos offline, que também utiliza o armazenamento do dispositivo.

Alguns desses dados são armazenados num sistema especial apelidado de “cache”, enquanto outros são armazenados diretamente no dispositivo. Pode excluir a cache e esses dados extras ou temporários para obter mais espaço livre em seu smartphone.

No Android, pode seguir estas etapas para limpar a cache de uma aplicação:

  • Vá para “Configurações> Aplicações e notificações> Ver todas as aplicações,”
  • Clique numa aplicação e clique no botão “Armazenamento e cache.”
  • Clique em “Limpar cache” para excluir a cache da aplicação.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.