Agora tem uma grande razão para usar o Google Chrome!

O Google Chrome é o browser mais utilizado do mundo e as razões são muitas. Funciona bem e está cheio de funcionalidades que contribuem para uma boa navegação. No entanto, ainda há espaço para muitas melhorias. Dito isto, agora tem mais uma excelente razão para usar o Google Chrome, especialmente considerando a quantidade de esquemas na Internet que não param de aumentar.

Agora tem uma grande razão para usar o Google Chrome!

Por vezes, recebemos avisos por email ou quando estamos a navegar na Internet que nos convidam a preencher um determinado formulário. Alguns até são fidedignos. No entanto, a grande maioria são falsos. Para além disso, submetem os nossos dados de forma não segura o que pode fazer com que as informações caiam nas mãos de terceiros. Posto isto, a nova função do Chrome vai salvar-nos disso avisando os utilizadores quando submeterem dados através de formulários que não utilizam uma ligação segura. Isto será ativado a partir da versão 86.

Google Chrome grande novidade, Dark Mode Chrome 79, pesquisar no Android

Estes formulários representam muitos riscos ao nível da privacidade e segurança para os utilizadores uma vez que como referi podem permitir que os atacantes leiam ou modifiquem os dados submetidos. Foi isto que levou a equipa de desenvolvimento da Google a mexer-se.

Como é que isto vai funcionar na prática?

Em primeiro lugar, quando o Chrome se deparar com um formulário inseguro vai desativar o preenchimento automático que por vezes dá tanto jeito. Depois, no campo que estivermos a preencher aparece um texto de aviso a vermelho.

Google Chrome razão

Entretanto, se ignorarmos todos os sinais de alerta e ainda assim quisermos submeter o formulário com os nossos dados, o Chrome vai mostrar um aviso que ocupa toda a janela e onde alerta os utilizadores acerca dos riscos inerentes ao que está prestes a fazer.

Google Chrome razão

Esta mudança faz parte de uma série de iniciativas da Google para tornar o Chrome mais seguro.

Para além desta novidade a Google vai impedir também que os sites mostrem conteúdos mistos aos utilizadores que os visitarem. Chamamos conteúdos mistos aos sites que mostram, por exemplo, uns conteúdos a usarem HTTPS e outros HTTP.

De facto, hoje em dia não podemos facilitar. Com os roubos a diminuirem fora de casa, uma vez que passamos mais tempo dentro de portas, os esquemas online estão a triplicar e como tal temos de estar mais atentos do que nunca.

Quer instalar o Chrome no seu smartphone Android? Pode fazê-lo aqui. Já se quer instalar no computador pode fazê-lo aqui.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

O IKEA vai (finalmente) começar a vender mobília ASUS ROG

Há cerca de um ano, o IKEA e a ASUS juntara-se numa parceria muito interessante, que deveria dar origem a uma extensa gama de...

Cabos caros? Para quê? Bem… A ASUS tem agora um cabo ROG!

Existe todo um submundo focado nos cabos caros, que claro está, de forma a justificar o seu preço, prometem uma performance superior aos "cabos...

Google Calendar: o calendário acaba de ganhar uma novidade!

A Google está a levar o design Material You a várias aplicações, mas ao mesmo tempo está a fazer muito mais do que isso....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!