Raspbian: tem um Raspberry Pi? Atualize já para a nova versão!

Se são fãs do espectacular Raspberry Pi então saibam que a Raspberry Pi Foundation lançou uma nova versão do Raspbian. De facto, esta é a primeira atualização que este sistema operativo recebe este ano. É verdade que este sistema continua a ser baseado em Debian. Ainda assim, vem com muitas novidades interessantes. Algumas das principais são o novo browser Chromium 72, o suporte para o leitor VLC 3.0.6 e um melhor suporte para cartões SD. Link no final do artigo.

A atualização de Novembro de 2018 já tinha sito muito interessante. Isto porque trouxe a aceleração por hardware ao VLC, algo que os utilizadores do Raspberry Pi já pediam há muito tempo.

Agora o Raspbian 2019-04-08 vem com uma nova alteração de versão para o VLC, que chega assim à 3.0.6.

Raspbian

A atualização do browser para a versão 72 é igualmente importante. Da mesma forma, o RealVNC Server foi atualizado para a versão 6.4.0 e o Flash Player para a versão 32.0.0.156.

De facto muitos aperitivos nesta nova versão. Os outros esforços concentraram-se no cartão microSD. Na prática tudo vai funcionar melhor. A transferência de ficheiros, por exemplo, foi melhorada para evitar falhas quando se efetuam quaisquer cópias de e para o cartão. Para além diso existem melhorias ao nível de desempenho nas bibliotecas do Pixel e SDL. De facto são muitas razões para se fazer já o update.

Raspbian

Entretanto há mais algumas novidades na manga. São mais “pequenas” digamos. No entanto, também importantes. Temos por, exemplo, uma nova opção no assistente inicial para permitir que os utilizadores optem no que diz respeito à visualização pelo underscan. Temos ainda o suporte para diversas unidades externas montadas na área de trabalho. Isto dá, sem dúvida, muito jeito para quem utilizam diversos sistemas de armazenamento.

2019 está a ser, sem dúvida, um bom ano para o Raspberry Pi, especialmente a partir da altura em que se descobriu que era possível correr o Windows 10 ARM num Raspberry Pi 3.

Entretanto o Raspbian está disponível para download aqui.

Apenas uma nota. Se já têm o Raspbian instalado não necessitam de descarregar a nova imagem para procederem à atualização.

Assim basta apenas executarem o seguinte comando no terminal:

sudo apt-get update & sudo apt-get dist-upgrade

Deste modo, passam a ter acesso a todas as atualizações.

Fotos 1, 2

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário