NVIDIA Jetson

NVIDIA quer roubar o mercado do Raspberry Pi com o Jetson Nano! – A gigante das placas gráficas, quer mesmo levar a Inteligência Artificial para as massas! Uma aposta cada vez mais assumida, como podemos ver pelo recente lançamento do Kit de Desenvolvimento Jetson Nano.

Aparentemente, a empresa quer um pedaço do bolo, que é o mercado de nano PCs, atualmente dominado pelo Raspberry Pi



No entanto, a NVIDIA não vai atacar o mercado com um aparelho feito às três pancadas, visto que o Jetson Nano, é extremamente poderoso, tendo em conta o seu tamanho.

Portanto, a ideia da NVIDIA, não é apenas meter no mercado um pequeno e barato PC, mas é também a possibilidade de oferecer aos utilizadores a possibilidade de experimentar e desenvolver aplicações baseadas em Inteligência Artificial

O aparelho, que não é muito maior que um Raspberry Pi, traz consigo especificações técnicas brutais!

Jetson Nano

Capaz de oferecer 472 GFLOPS de performance computacional, para conseguir capaz de workloads IA modernas.

Além disso, o Jetson Nano conta ainda com 4GB de memória DDR4 (o Raspberry Pi apenas dispõe de 1GB de memória DDR2), um CPU quad-core ARM A57, bem como um GPU Maxwell com 128 núcleos CUDA.

Tem ainda uma entrada DisplayPort, HDMI, e até um slot M.2! Tudo isto, num pacote de 5W.

Curiosamente, tal e qual o ‘Pi’, o sistema operativo é executado através de um cartão microSD. E como cabo de alimentação, é utilizado um simples cabo microUSB. (Contudo, existe a possibilidade de meter uma alimentação um pouco mais forte)

Infelizmente, de fora ficou o Wi-Fi e o Bluetooth… Por isso, terá de se contentar com um adaptador Wi-Fi, ou o tradicional cabo Ethernet.

Interessantemente, o GPU e CPU estão contidos num placa ‘add-in’, que teoricamente poderá ser trocada por hardware mais poderoso no futuro. Ou seja, estamos perante um design modular.

O Kit de Desenvolvimento NVIDIA Jetson Nano, pode ser pré-encomendado do site da NVIDIA por 99$. E deverá estar prestes a chegar às prateleiras dos mais variados retalhistas.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo