Qualidade automóvel está a baixar a olhos vistos!

À medida que as fabricantes investem cada vez mais na revolução elétrica, que também vem de mãos dadas com quantidades incríveis de tecnologia de apoio à condução, ou de entretenimento, começa a ser notório que a qualidade de construção passou para um segundo plano.

Sim, é verdade que a implementação de mais tecnologia significa quase sempre mais pontos de falha, e por isso mesmo, a perceção de um nível de qualidade de construção mais baixo.

Mas, a realidade é que as fabricantes parecem menos preocupadas em fazer bem, com o seu foco apenas no “fazer muito”. Ou, por vezes, o foco vai para o refazer aquilo que já funciona, só para ser mais moderno. Isto está a trazer problemas!

Qualidade automóvel está a baixar a olhos vistos

Mercedes eQS

Portanto, segundo um novo estudo de mercado (J.D. Power 2023 IQS), aos olhos dos consumidores, a qualidade de construção no mundo automóvel está a descer a bom descer. Curiosamente, a maioria das queixas está nos sistemas de entretenimento, e no controlo de várias funcionalidades do habitáculo.

Esta é a primeira vez em mais de 37 anos de história do estudo IQS, que se vê tanta queixa, e valores tão baixos, no lado da construção automóvel. A grande maioria dos condutores/consumidores aponta para a implementação demasiado complicada de algumas funcionalidades básicas, como é o próprio puxador das portas, que funcionou durante décadas, mas hoje em dia, em alguns automóveis, é tão complexo, que passa a vida a avariar. Também existem várias queixas relativamente à troca de botões físicos, por botões touch. O mundo automóvel continua a ser o lado da moeda que prefere coisas simples, mas funcionais.

Em baixo tem a lista de fabricantes com menos defeitos nos Estados Unidos, com a Dodge no topo, a ser seguida pela Ram na segunda posição, e a Alfa Romeo na terceira posição. As piores fabricantes da lista são a Tesla e a Polestar.

Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião acerca de tudo isto na caixa de comentários em baixo. Os carros estão a ficar mais caros, mas ao mesmo tempo mais “cheap“. Ou seja, a qualidade de construção está a baixar ao mesmo tempo que os preços são os mais altos de sempre em todos os segmentos?

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.