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Carros Elétricos: Europa incapaz de competir com a China

Como já deve ter percebido, temos cada vez mais carros elétricos nas nossas estradas, curiosamente, muitos deles produzidos na China. Veículos que nos chegam tanto pelas mãos de marcas nossas velhas conhecidas que montaram linhas de produção além fronteiras, como é o caso da Tesla ou até da Volvo. Como também automóveis de marcas Chinesas emergentes, como é o caso da Aiways, ou BYD.

Dito isto, até aqui, produzir em massa na China não foi um problema, até porque a China é, e tem sido nos últimos anos, a fábrica do mundo. Porém, as coisas podem vir a mudar num futuro muito próximo, com profundos impactos na tão badalada revolução elétrica.

É interessante, mas os mercados que noutros tempos queriam ser globais, começam agora a olhar para a regionalização com outros olhos.

É uma situação complexa, que apenas se tornou ainda mais complicada com as recentes tensões da China com os Estados Unidos e Europa, bem como a clareza neste novo mundo “pós-pandemia”, onde já se percebeu que estamos demasiado dependentes da China para muita coisa. Dito isto, enquanto a produção de chips começa lentamente a sair da China e de Taiwan, para terrenos Europeus e Norte-Americanos, existe uma outra ameaça a aparecer para a velha indústria.

Afinal, como já deve ter percebido, a China é capaz de produzir carros elétricos mais rapidamente, com preços significativamente mais baixos. A diferença é tão grande, que vamos eventualmente ver uma mudança das regras do jogo, para garantir que a indústria automóvel Europeia, e Norte-Americana, não sofre durante a revolução elétrica.

Carros Elétricos: Europa incapaz de competir com a China

Portanto, historicamente, a Europa sempre foi um continente capaz de se confundir com o reino automóvel. Temos as míticas marcas Francesas, as sempre conhecidas e premium marcas Alemãs, e claro, a Sueca Volvo. Esta última, uma marca que revolucionou, e continua a apostar forte e feio, na segurança automóvel. No lado dos Estados Unidos, temos os famosos carros gigantes, cheios de cavalos e potência, onde a palavra “American Muscle” ainda tem algum peso, com o poderio de marcas como a GM ou a Ford.

Pois bem, caso não saiba, neste momento, temos várias marcas Europeias e Norte-Americanas a produzir os seus carros em fábricas Chinesas, como é o caso da Volvo ou até da Tesla. Uma aposta de muitos milhões de Euros, que pode vir a ser um erro de casting grave. Afinal, caso não saiba, já temos várias fabricantes Europeias de referência, como é o caso das mais populares marcas Francesas (ex: Renault), a pedir controlo na entrada de veículos elétricos Chineses nas nossas fronteiras.

Um pedido que até tem alguma lógica, porque tanto a Europa, como os Estados Unidos, têm de proteger a sua própria indústria. Especialmente a sua qualidade e força de trabalho.

Como é que isto vai ser feito?

Bem, é muito provável que se criem novas taxas na entrada de veículos elétricos vindos da China, em território Europeu. O que por sua vez vai trazer um grande abanão para os planos de todas as fabricantes de automóveis a atuar no Continente Asiático.

Antes de mais nada, acha isto correto? Ou pura e simplesmente não quer saber de onde vem o seu veículo, desde que este cumpra o seu propósito? Os mercados devem ser globalizados, ou tem de existir controlo onde as coisas são feitas, e como são feitas? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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