Durante muitos e bons anos, a Apple tinha várias vantagens incríveis no mundo dos smartphones, ao ser capaz de desenhar processadores feitos desde raiz a pensar no seu ecossistema, mas talvez mais importante que isso, eram também processadores comparativamente mais poderosos e eficientes, quando postos ao lado daquilo que a Samsung, Qualcomm e MediaTek tinham para oferecer.
Pois bem, a Apple continua a contar com os processadores mais poderosos e eficientes da indústria. Mas, esta vantagem já foi bem maior do que é na atualidade. Especialmente no caso da Qualcomm, que após algumas dificuldades, parece ter encontrado o caminho certo para ser uma das referências do mundo mobile, e não só do mundo Android.
Qualcomm vs Apple: A diferença já foi muito maior!
Portanto, é verdade que ao longo dos anos começou a ser normal dizer que um iPhone era mais rápido, e mais eficiente no uso de recursos. Tudo muito devido ao facto de a Apple criar o iOS apenas e só para uma mão cheia de aparelhos. Isto enquanto o Sistema Operativo Android tem de servir para milhares de aparelhos, quase todos eles diferentes.
Sim, isto sempre teve algum peso na coisa. Mas, muito honestamente, a vantagem da Apple sempre esteve mais associada à velocidade e eficiência do uso de recursos dos seus SoCs. Uma vantagem que está a desaparecer muito rapidamente! Ora veja a comparação de desempenho de duas gerações separadas por 4 anos.
Em suma, a Qualcomm está a ser capaz de ganhar muita performance e eficiência energética, em todas as novas gerações. Estamos a chegar a um ponto, que até mesmo o facto de a Apple ter reservado a totalidade do processo de 3nm da TSMC pode não ser suficiente para a Qualcomm igualar a performance da rival em vários pontos. Isto já na mesma geração de produtos (SD 8 Gen3 vs A17 Bionic).
Obviamente que o poder de um processador não conta toda a história daquilo que é a experiência de utilização. Mas, é de louvar a aposta e evolução da Qualcomm dentro do mundo mobile.