Qualcomm quer bater o pé à Apple, Intel e AMD nos portáteis

Enquanto a Apple anda a apostar tudo o que tem nos seus próprios processadores, ao apresentar chips tão ou mais rápidos (e muito mais eficientes) em comparação ao que a Intel e AMD tem para oferecer. Parece que temos outras fabricantes a pensar fazer exatamente o mesmo. Onde temos de destacar a Samsung, que parece ter no seu novo Exynos 2200, uma arma de remesso gigantesca (feito em parceria com a AMD!), e mais recentemente, a Qualcomm!

Sim, a empresa responsável pelos processadores que dá vida à grande maioria dos smartphones Android topo de gama, está agora a equacionar apostar noutro aspeto do mundo mobile… Os portáteis!

Qualcomm quer bater o pé à Apple, Intel e AMD nos portáteis

samsung, oled

Portanto, caso não saiba, recentemente, a Qualcomm comprou a Nuvia para meter as mãos em algum ‘know-how’ no mundo dos processadores mobile. Uma grande aposta que deve começar a dar frutos já em 2022! Visto que segundos recentes informações, vai ser nesta altura que a gigante dos SoCs mobile vai apostar forte e feio nos portáteis.

Afinal, a Qualcomm comprou a Nuvia há alguns meses, por cerca de 1.4 mil milhões de dólares. E com ela, também adicionou à sua equipa três veteranos do mundo dos processadores, provenientes de grandes empresas como a Apple, AMD, Google e Broadcom. Um trio que no passado esteve responsável por processadores super eficientes para centros de dados, mas que agora estão mais focados no mundo mobile.

A Qualcomm tem os olhos em cima da Apple! Aliás, o CEO da empresa quer lançar um processador mais poderoso e mais eficiente que o muito bem recebido Apple M1.

Isto significa que a Qualcomm quer oferecer um chip para portáteis 40~50% mais rápido (IPC) relativamente ao que a Intel tem na sua décima geração, e que a AMD trouxe para cima da mesa com a sua arquitetura Zen 2.

Por enquanto, a Qualcomm apenas tem o 8cx, 8c e 7c no mercado, que apesar de apresentarem uma eficiência excelente, ficam muito aquém da performance do Apple M1. Agora resta esperar o que vem a seguir! É que ao que tudo indica, a Apple já tem um M2 quase pronto para lançar.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!