Intel e Apple a ter prioridade na TSMC! Então e a AMD?

Ainda se lembra da altura em que vários analistas e especialistas afirmavam de boca cheia que a Intel estava com medo da aliança AMD + TSMC? Pois bem, parece que as coisas mudaram bastante nos últimos tempos, visto que também existe agora uma aliança Intel + TSMC.

Aliás, esta nova parceria parece bem mais potente que a relação entre a AMD e a gigante dos semicondutores. Afinal de contas, parece que a Intel já está a ter primazia, um luxo que até aqui, pertencia apenas à Apple. Intel e Apple vão ter acesso aos 3nm já em 2022!

Intel e Apple a ter prioridade na TSMC! Então e a AMD?

7nm, tsmc, 3nm

Portanto, segundo o que já veio a público, estamos mais ou menos a um ano do início da produção em massa do processo de 3nm (primeiro ainda vamos ter os 4nm). E pelos vistos, quem está na fila da frente para conseguir tirar partido da tecnologia são as gigantes Intel e Apple. Com a Apple um passo à frente, e já com aparelhos planeados, como os novos MacBook Pro e um iPad de nova geração.

Assim, a Apple deve lançar os primeiros produtos de 3nm já em 2022 (na segunda metade), enquanto a Intel deve começar as hostilidades no início de 2023 (a produção começa na segunda metade de 2022). No entanto, apesar de a Apple ser a primeira, parece que as encomendas da Intel são maiores!

Entretanto, relativamente ao atual processo de 5nm, o processo de 3nm apresenta uma melhoria de performance entre os 10 e os 15%, com um aumento de eficiência entre os 25 e 30%. Curiosamente, tudo indica que a Apple nem sequer está a pensar tocar na sua quota das linhas de 3nm para dar vida a novos iPhones. O processador que vai dar vida ao iPhone 14 deve ser baseado no processo de 4nm.

Onde fica a AMD no meio de tudo isto? A solução pode ser a Samsung!

A AMD parece estar presa aos 7nm, com alguns planos para dar o salto para os 6nm, e um pouco mais tarde, os 5nm. No entanto, parece que a responsável pelos processadores Ryzen e placas gráficas Radeon está a ficar ‘para trás’.

Será que vamos ter um abandono da AMD, para uma nova parceria com a Samsung. Afinal de contas, as duas empresas estão muito ‘amigas’.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!