Ainda se lembra da altura em que vários analistas e especialistas afirmavam de boca cheia que a Intel estava com medo da aliança AMD + TSMC? Pois bem, parece que as coisas mudaram bastante nos últimos tempos, visto que também existe agora uma aliança Intel + TSMC.
Aliás, esta nova parceria parece bem mais potente que a relação entre a AMD e a gigante dos semicondutores. Afinal de contas, parece que a Intel já está a ter primazia, um luxo que até aqui, pertencia apenas à Apple. Intel e Apple vão ter acesso aos 3nm já em 2022!
Intel e Apple a ter prioridade na TSMC! Então e a AMD?
Portanto, segundo o que já veio a público, estamos mais ou menos a um ano do início da produção em massa do processo de 3nm (primeiro ainda vamos ter os 4nm). E pelos vistos, quem está na fila da frente para conseguir tirar partido da tecnologia são as gigantes Intel e Apple. Com a Apple um passo à frente, e já com aparelhos planeados, como os novos MacBook Pro e um iPad de nova geração.
Assim, a Apple deve lançar os primeiros produtos de 3nm já em 2022 (na segunda metade), enquanto a Intel deve começar as hostilidades no início de 2023 (a produção começa na segunda metade de 2022). No entanto, apesar de a Apple ser a primeira, parece que as encomendas da Intel são maiores!
Entretanto, relativamente ao atual processo de 5nm, o processo de 3nm apresenta uma melhoria de performance entre os 10 e os 15%, com um aumento de eficiência entre os 25 e 30%. Curiosamente, tudo indica que a Apple nem sequer está a pensar tocar na sua quota das linhas de 3nm para dar vida a novos iPhones. O processador que vai dar vida ao iPhone 14 deve ser baseado no processo de 4nm.
Onde fica a AMD no meio de tudo isto? A solução pode ser a Samsung!
A AMD parece estar presa aos 7nm, com alguns planos para dar o salto para os 6nm, e um pouco mais tarde, os 5nm. No entanto, parece que a responsável pelos processadores Ryzen e placas gráficas Radeon está a ficar ‘para trás’.
Será que vamos ter um abandono da AMD, para uma nova parceria com a Samsung. Afinal de contas, as duas empresas estão muito ‘amigas’.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!