Qual é a TV ideal para si? Grande ou Pequena!?

Quantas vezes ouviu a sua mãe ou avó dizer “sai da frente da televisão! Estás demasiado perto e isso faz mal aos olhos!” Pois bem, na altura era completamente normal irmos para o pé do ecrã, porque as TVs eram extremamente pequenas, e como se isso não fosse suficiente, contavam com uma qualidade de imagem muito aquém daquilo que temos hoje nas nossas salas ou quartos.

Sendo exatamente por isso que hoje em dia se fala muito da “distância ideal”, o que por sua vez também implica ter um intervalo de tamanhos quando chega a altura de comprar uma TV nova, especialmente nestes novos tempos do 4K e 8K, onde o tamanho não é tudo.

Aliás, podemos até dizer que as “distâncias ideais” estão um pouco desatualizadas, por isso, nada melhor que olhar para uma calculadora para perceber o que estamos a fazer de mal, e afinal que tipo de TV realmente precisamos de ter nas nossas vidas.

Isto é especialmente importante em 2024, visto que o grande foco das fabricantes é mesmo apostar em paíneis de grandes dimensões, o que claro está, vai resultar num aumento de tamanho generalizado em todas as gamas de preço.

Qual é a TV ideal para si? Grande ou Pequena!?

Portanto, hoje vamos olhar para uma calculadora da Samsung, que claro está, pode ser um pouco suspeito, porque vai ser sempre do interesse uma fabricante como esta vender TVs maiores, que por sua vez são mais caras, e consequentemente têm uma margem de lucro um pouco maior.

Ainda assim, tendo em conta toda a informação contraditória na Internet, esta calculadora é um excelente ponto de partida para ter uma ideia daquilo que realmente quer ou precisa. Vamos por partes?

Tamanho do Ecrã Distância Sugerida
55” 1.7 metros
65” 2.0 metros
75” 2.3 metros
85” 2.6 metros
98” 3 metros
1. Verifique as dimensões reais da TV!

O entusiasmo de comprar uma nova televisão pode muitas vezes fazer com que se esqueça da tarefa de o instalar. Um televisor é mais do que apenas o tamanho do ecrã. Assim, as dimensões físicas de uma TV de ecrã grande, incluindo o suporte e a moldura, bem como a sua futura colocação na divisão, são todos factores importantes a ter em conta.

Certifique-se de que compara as dimensões exactas do televisor com a configuração do seu mobiliário para evitar dores de cabeça no futuro.

2. Resolução é muito importante, especialmente no caso de TVs maiores!

A regra geral é que, à medida que o tamanho do ecrã aumenta, o mesmo acontece com o número total de píxeis ou a resolução. Quanto melhor for a resolução, mais se vê a imagem em vez de apenas quadradinhos no ecrã (pixéis).

É por isso que, quando se compra um televisor de ecrã grande (50” ou mais) é altamente recomendável optar por uma qualidade de imagem de alta resolução, como 4K. A resolução também tem um profundo impacto na distância que deve ter até à TV. Sendo exatamente que a distância recomendada para uma TV HD, Full HD ou 4K não pode nunca ser a mesma.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? São detalhes que tem em consideração, ou passou ao lado e comprou o maior e melhor que existia em loja?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também