Esta é uma das grandes perguntas de quem me pede ajuda para montar um PC! “De quanta memória preciso para jogar? Ou para Trabalhar?” E na verdade, é uma excelente pergunta! Afinal de contas, apesar de já andarmos no reino da memória RAM DDR4, as quantidades recomendadas não mudaram assim tanto desde o tempo da memória DDR3. Além disto, depois de 1 ou 2 anos em que os preços foram um autêntico pesadelo para as nossas carteiras… A RAM está agora bastante barata, tenha ela uma boa velocidade, bons timings ou até a famosa iluminação LED.
Dito isto, para perceber a quantidade de RAM que poderá precisar, vamos ver alguns testes com as capacidades mais populares, 8Gb, 16Gb e 32Gb. Atenção! Vou ter apenas em conta a capacidade da RAM, não vou falar de frequência nem de timings, que são coisas que poderão influenciar a performance de qualquer máquina, especialmente no mundo dos AMD Ryzen. Contudo, tenha sempre em conta, que maiores frequências e melhores timings, é sempre igual a… RAM mais cara!
Qual é a quantidade de memória RAM que realmente precisa?
Portanto, para perceber qual é a melhor quantidade para o seu caso, vamos ver a performance de 3 dos jogos mais populares dos últimos anos, GTA V, AC: Odyssey e Shadow of the Tomb Raider. Este teste foi feito com memória DDR4 Corsair, todas com os mesmos timings, o mesmo sistema e a mesma frequência (3000MHz). Ora veja:
Em suma, se o seu objetivo é jogar, 8GB podem safar num orçamento mais limitado. Contudo, deverá sempre apontar para os 16GB, que são inegavelmente o sweet spot. Entretanto, para a malta que gosta de ter muita e boa RAM, a verdade é que os 32GB de memória RAM não lhe irão dar grande vantagem no imediato, sendo algo ainda reservado para quem precisa de muita memória para workloads, edição ou simples uso de máquinas virtuais.
Ou seja, se quer jogar, vá sempre para os 16GB! Ao fim ao cabo, estamos a falar do mundo dos PCs, se por ventura for necessário meter mais RAM, pode simplesmente ir comprar mais e montar.
Qual é a quantidade de memória RAM que realmente precisa? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.