Qual é a grande diferença entre o USB 2.0 e 3.0?

Se por acaso for como eu, e simplesmente liga as coisas nas portas USB do seu PC sem olhar, então talvez seja boa ideia ler este artigo. É que apesar da entrada USB ser Universal (como o nome indica – Universal Serial Bus), suportando todas as versões, a verdade é que existem grandes diferenças entre cada geração do standard.



Qual é a grande diferença entre o USB 2.0 e 3.0?

USB 2.0 e 3.0

Portanto, poderia escrever um texto enorme cheio de detalhes técnicos para vocês ignorarem. Mas a verdade é que aquilo que realmente tem de reter entre o USB 2.0 e USB 3.0, é a velocidade máxima de transferência de dados. Ao fim ao cabo, o standard USB 2.0 apenas permite chegar aos 60 Mbps. Enquanto o mais recente 3.0 já permite uns bastante interessantes 640 Mbps.

Ou seja, se por acaso gosta de utilizar Pens USB ou SSDs Externos, é sempre boa ideia ligar a uma das portas USB ‘azuis’, visto que as normais irão capar a velocidade de transferência a uns desapontantes 60 Mbps. Aliás, estas velocidades são teóricas, por isso, na prática nem 50 Megas por segundo irá conseguir alcançar.

Em suma, as portas USB não são todas iguais!


USB-C 4.0 vai trazer suporte a DisplayPort e resoluções 16K em 2021!

A tecnologia não pára! Afinal, quer estejamos a falar dos nossos smartphones, PCs, tablets ou TVs, temos cada vez mais poder de processamento, ecrãs com novas tecnologias com o propósito de melhorar ainda mais a qualidade de imagem, mais memória, IA, etc… Aliás, nem a porta USB pode parar de evoluir, para este comboio não descarrilar completamente.

Afinal de contas, de acordo com o CNET, o novo standard USB-C 4.0 irá chegar ao mercado já em 2021! Com algumas novidades bastante interessantes, como o suporte a resoluções até 16K, bem como a implementação do padrão DisplayPort 2.0.

Leia o resto do artigo aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também