Quake Arcade Tournament Edition: já pode jogar no PC!

Eventualmente não sabia mas existiu uma versão arcade do conhecido jogo Quake. De facto, estávamos em 1998, quando a id Software se juntou a uma empresa chamada Lazer-Tron para criarem o Quake Arcade Tournament Edition. Na prática era uma versão muito semelhante à original mas que ainda assim apresentava algumas diferenças. Apesar de Quake estar disponível no PC, a versão arcade não podia ser corrida nos emuladores MAME devido a uma cópia de proteção que acabou de ser quebrada.

Quake Arcade Tournament Edition: já pode jogar no PC!

Quake Arcade

O Quake Arcade corria num computador personalizado chamado Quantum3D Quicksilver Arcade PC. Esta máquina que outrora parecia impressionante e até era para a altura, tratava-se de um Pentium II a 266 MHz que corria o Windows 95 e vinha com uma placa gráfica personalizada. Entretanto a própria arcade tinha um ecrã VGA de 27 polegadas com resolução de 640×480 pixéis, uma trackball para olharmos à volta e sete botões para nos movimentarmos, dispararmos, saltarmos e passarmos pelas armas. Para além disso também era possível ligar várias destas máquinas arcade para um verdadeiro jogo multiplayer, sendo que um dos mapas já era de Quake 2.

Embora tivesse reunido muito interesse, este jogo deparou-se com alguns problemas de desenvolvimento e apenas algumas máquinas arcade foram feitas. Apesar disto foi introduzida uma forma de proteção anti-cópia que exigia que um dongle (uma espécie de pen-drive com um circuito dentro) fosse introduzido no computador para este título funcionar. Assim não era possível jogar este título nos emulares Mame. Agora um utilizador que responde pelo nome de código mills5 fez update de um executável que contorna essa proteção e publicou a descoberta aqui.

Logo depois eis que surgiu um vídeo no YouTube que mostra o Quake Arcade Tournament Edition: já pode jogar no PC! a ser jogado no PC. Revela que provavelmente a grande diferença na versão arcade são as gift boxes largadas por monstros aleatórios. A ideia disto era uma conversão dos prémios em cupões. É que esta máquina vinha com uma impressora integrada. Assim imprimia um vale que podia ser trocado por alguma coisa nas lojas de arcade.

Vai jogar Quake Arcade Tournament Edition?

Leia também:

Quake II recebeu uma versão RTX completamente de borla!

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também