PS5 Pro e Xbox Series X Pro a caminho!? Já em 2023!?

As consolas de nova geração, apesar de não se notar, tal tem sido o diminuto stock nas prateleiras das lojas, já têm 2 anos em cima(!), ao terem sido originalmente lançadas no afamado ano de 2020.

Por isso, se considerarmos que uma geração tem mais ou menos 6 anos de ciclo de vida, podemos dizer que tanto a PlayStation 5, como ambas as consolas da Microsoft (Xbox Series S e X), estão perigosamente perto da sua meia vida! Ou seja, os 3 anos de idade. Uma altura perfeita para um “mid-gen” refresh. O que é isto? É simples! O lançamento de modelos Pro, capazes de levar as potencialidades das ainda recentes consolas, a outros níveis.

Honestamente, pensava que todos estes planos tinham sido adiados, para que tanto a Sony, como a Microsoft, se conseguissem concentrar a 100% no aumento de produção das suas consolas. Mas ao que tudo indica, o mercado nao para, e por isso mesmo, o que foi planeado, é mesmo para cumprir.

PlayStation 5 Pro e Xbox Series X Pro a caminho!?

ps5, ps2, PlayStation

Portanto, caso não esteja a perceber o que é uma atualização “mid-gen”, estamos a falar do lançamento das consolas sucessoras à PlayStation 4 Pro e à Xbox One X, que no seu tempo, além de várias melhorias inerentes ao hardware mais recente, trouxeram a possibilidade de chegar à tão desejada resolução 4K.

- Advertisement -

Uma estratégia que se demonstrou extremamente popular, e claro, lucrativa!

Mas que ainda assim, parecia menos ‘fazível’ nesta nova geração, tal foi o impacto da pandemia, e consequente crise de chips, na produção de tudo ou quase tudo, o que é tecnologia.

Contudo, segundo o ‘leaker’ responsável por muito daquilo que sabemos acerca de Grand Theft Auto, as novas e renovadas consolas estão prontas, e estão prestes a chegar aos estúdios de desenvolvimento. Algo interessante, porque há algumas semanas atrás, até a TCL falou desta eventualidade, ao apontar para 2023, ou 2024, como ano de lançamento.

mid-gen, consolas, ps5, xbox

Aliás, isto é ainda mais interessante, quando temos vários rumores a mencionar o lançamento de uma outra versão da PS5, mais simples, mais leve, e mais barata… Que claro está, noutros tempos, seria conhecida como Slim.

O que muda com estas potenciais PlayStation 5 Pro e Xbox X Pro?

  • SoC de 5nm
  • Novas arquiteturas
  • Nova Infinity Cache
  • Mais capacidades Ray Tracing
  • Melhoria muito significativa na eficiência (>50% perf/watt)

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que faz sentido lançar uma PS5 Pro, em 2023, quando ainda não existem consolas ‘base’ nas prateleiras, em grandes quantidades? Sim, é verdade que existem dificuldades na produção, mas também é verdade que o nível de performance na componente gráfica aumentou de forma incrível desde 2020. É preciso melhorar! Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.