PlayStation 5 Pro: Calma com os exageros!

Como noticiámos aqui, não pense que vai ver uma PlayStation 5 Pro, ou algo similar vindo do lado da Microsoft, no mercado, em 2023 ou 2024. A Sony está a ter dificuldades sérias no lado da produção, sendo esperado que as coisas apenas normalizem, na altura do Natal de 2022, graças a um leve redesign da consola, e um provável uso de um SoC de 6nm.

No entanto, como é óbvio, mais cedo ou mais tarde, vamos mesmo ver um modelo Pro nas prateleiras. O que vai mudar? Bem, podemos obviamente esperar mais performance gráfica! A que nível? Ainda é um pouco difícil de apontar o dedo, mas no mundo dos leaks e rumores, já há quem mencione o uso de um GPUP ao nível da nova Radeon RX 7700, que ainda não chegou ao mercado. Isto faz sentido? Não…

- Advertisement -

PlayStation 5 Pro: O que vai mudar? Vai ser um bom salto? Calma! Os exageros já começaram na Internet!

dualsense, PS5

Portanto, a TCL demonstrou no seu planeamento, alguma expetativa face ao lançamento de versões mais poderosas das consolas da Sony e Microsoft. O que claro está, muito provavelmente seria a expetativas das fabricantes, antes da chegada da pandemia, e consequente crise de produção.

Mas em 2022, como já disse em cima, numa altura em que tanto a Sony como a Microsoft continuam com extremas dificuldades em responder à procura… Tire o cavalinho da chuva, relativamente ao lançamento de uma versão Pro, já no próximo ano, ou em 2024.

Uma versão Slim ainda consigo acreditar, visto que é nesta altura que estas empresas lançam designs mais simples, e mais baratos, aproveitando isso mesmo para passar algumas das poupanças aos consumidores, e assim, vender mais unidades das suas consolas.

É que caso não saiba, o dinheiro é feito na venda de jogos, e não na venda de hardware. (Sendo exatamente por isso, que tanto a Sony como a Microsoft, chegam a perder dinheiro na produção de cada consola.)

Dito tudo isto, apesar de tudo estar atrasado, podemos obviamente olhar para o que vai mudar no universo das consolas de ‘nova geração’. O que poderá valer uma PS5 Pro?

Ao fim ao cabo, a TCL apresentou alguns slides, onde aponta para uma renderização 4K a 60~120FPS para a PS5 Pro, com a capacidade de chegar aos 8K, em alguns jogos específicos, também neste mesmo intervalo de frames.

Como é que isto é possível? Bem, segundo a TCL, uma hipotética versão Pro da PlayStation 5 da Sony, deverá contar com um GPU baseado na arquitetura RDNA 3, provavelmente muito parecido à Radeon RX 7700 XT, que por sua vez, é uma placa gráfica de gama média/alta, que deverá chegar no final deste ano, ou início do próximo, com a promessa de oferecer a mesma exata performance da RX 6900 XT.

Muito resumidamente, é uma placa gráfica que vai tentar fazer exatamente aquilo que a NVIDIA tentou fazer com a RTX 3070, em 2020. (Em suma, oferecer uma performance de gama alta, a um preço mais apelativo.)

Mas o que significa tudo isto? Muito resumidamente… É um exagero!

Estes rumores significam um aumento de performance simplesmente brutal, basicamente para o dobro, ou para mais que o dobro, o que pelo menos para mim, faz muito pouco sentido.

Poderíamos até dizer, que com o uso deste GPU, e um potencial CPU também ele mais poderoso, que estaríamos perante um aumento de performance digno de um salto para uma nova geração de consolas. Assim, esta PS5 Pro seria na verdade mais PS6, do que PS5.

Aqui é preciso ter noção das coisas! O objetivo máximo da Sony, neste momento, é baixar os custos de produção, e claro, baixar o consumo do hardware que dá vida à sua PS5. É preciso lançar versões mais baratas da consola, com muito volume, para popular o mercado, e posteriormente, vender muito e bom software (leia-se ‘jogos’).

Assim, lançar uma PS5 Pro, com uma placa gráfica extremamente poderosa, e muito provavelmente esfomeada por energia elétrica, vai contra tudo aquilo que é um lançamento de meio ciclo. Até porque estamos a falar de arquiteturas gráficas completamente diferentes, que provavelmente teria de ser acompanhada por um CPU também ele vastamente diferente.

Em suma, não ligue a estes rumores!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.