Quer seja o seu carro elétrico, ou baseado em uma motorização a combustão, é muito provável que não goste de o deixar ao sol. Afinal, estamos a falar de desgaste de todos os materiais, de um aquecimento absurdo do habitáculo que depois tem de ser minorizado pelo ar-condicionado, entre outras coisas.
Pois bem, a Nissan tem uma nova tecnologia capaz de ajusar a baixar a temperatura. O segredo está na tinta.
Próxima revolução automóvel está na tinta!
Portanto, um novo tipo de tinta, com a capacidade de arrefecimento passivo, é capaz de baixar a temperatura interior de automóvel até 6ºC, isto mesmo sob luz solar direta.
Mais concretamente, a Nissan desenvolveu uma tinta para ajudar a melhorar o arrefecimento dos automóveis estacionados, uma vez que entrar num automóvel que esteve ao sol durante todo o dia, não só pode ser prejudicial para a sua saúde, como também causa desgaste nos materiais (plásticos, borrachas), e como dissemos em cima, mete pressão extra em cima do ar condicionado, o que é pouco eficiente no lado da energia.
Basicamente, esta tinta conta com vários materiais concebidos para refletir a luz solar para longe do seu automóvel. Curiosamente, parece ser até mais eficiente que uma cobertura solar, como vê muitas vezes em automóveis estacionados na rua.
Entretanto, o próximo passo é conseguir levar a tecnologia para as normais formas de pintar um carro. Além disso, claro, conseguir implementar a novidade em outras cores. Por enquanto, os carros têm de ser pintados à mão, apenas e só na cor branca.