Privacidade – O seu telemóvel pode estar a gravar tudo o que faz!

Com certeza já pesquisaram algum produto no Google, para depois serem inundados por publicidade acerca desse mesmo produto! Isto porque, o que nós fazemos é gravado e enviado para sistemas automáticos, de modo a melhor perceber que publicidade deverá ser apresentada.

Mas… E se não for só isto? Então e se a nossa privacidade estiver mesmo a ser violada?

E se os nossos telemóveis/computadores gravam as nossas conversas? Ou até mesmo a nossa interação dentro das aplicações para enviar para empresas ou pessoas singulares?

Pois bem, numa experiência, alguns investigadores testaram mais de 17.000 aplicações da Google Play! De modo a determinarem se alguma destas utilizava o microfone do telemóvel para gravar o que quer que seja.

Segurança Telemóvel Gravar Privacidade

Mais de metade destas aplicações tinham permissão para aceder ao microfone bem como à câmera do aparelho, o que permitiria a gravação áudio/vídeo de qualquer tipo de conversa.

Interagindo com todas as apps com um programa automático, todo o tráfego criado foi analisado! Com os investigadores a concluirem que nenhum ficheiro de áudio foi enviado a terceiros.

No entanto, os cientistas mencionaram prontamente que o estudo tem algumas limitações, e que dizer que estas aplicações ‘NUNCA’ ouvem o seu utilizador por não ser totalmente verdade. Visto que foi um programa a usar estas aplicações, o comportamento destas apps podem ser diferentes nas mãos de um humano. Além disto, o sistema pode não ter assinalado algum envio devido a bugs.

Mas… a equipa descobriram algo bastante interessante! Várias aplicações gravaram vídeo e tiraram ‘screenshots’ durante o seu uso… Ficheiros que foram posteriormente enviados a terceiros!

Uma destas aplicações – ‘GoPuff’, gravou um vídeo do ecrã da aplicação e enviou-o a uma empresa de análise de dados ‘Appsee’. Em paralelo, esta aplicação também gravou e enviou um vídeo num ecrã que pedia o código postal do cliente! Algo que não aparece na política de privacidade da empresa.

Depois dos investigadores terem contactado a ‘GoPuff’ acerca das suas descobertas, a empresa actualizou a sua política, adicionando a seguinte frase:

  • “Informações de identificação pessoal” do utilizador podem ser coletadas.

Em suma, ao tentar desacreditar o mito da gravação de conversas telefónicas, ou o que o utilizador possa eventualmente dizer em certas aplicações… Este projecto criou uma outra situação potencialmente mais grave!

Afinal de contas, os nossos dados estão mesmo a ser enviados para terceiros, sem o nosso aval! O que acha disto?

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário