A Google anda sempre à procura de maneiras de melhorar a privacidade dos utilizadores nos seus produtos. Mas… Não nos podemos esquecer que é uma empresa que vai buscar a grande maioria das suas receitas a anúncios personalizados. Ou seja, há aqui algo que não está bem.
Na verdade, a Google foi quase que obrigada a focar-se na privacidade, isto depois de alguns escândalos, e claro, especialmente depois do grande foco da Apple na segurança e privacidade dos utilizadores, nomeadamente com o lançamento do iOS 14, que ao prevenir o rastreamento dos utilizadores, bloqueou muitas fontes de rendimentos para plataformas como o Facebook.
Mas vamos por partes.
Privacidade no Chrome? Bem… A Google não quer!
Portanto, caso não saiba, um dos grandes planos da Google para melhorar a privacidade dos utilizadores no Chrome passa pela eliminação das cookies third party, o que claro está, irá bloquear o rastreamento daquilo que os utilizadores andam a fazer, por parte de empresas de fora do mundo Google.
Isto é um dos grandes pesadelos de várias empresas focadas na publicidade! Mas calma, a Google já veio a público dizer que a sua estratégia apenas irá ser implementada em 2023. Em suma, a gigante da pesquisa ainda não está pronta para melhorar a privacidade do seu browser. Porquê? Bem, segundo a Google, a equipa de desenvolvimento precisa de mais tempo para fazer as coisas como deve de ser.
Dito tudo isto, ficámos assim a saber que a Google está um bocado preocupada com o poderá acontecer. A razão é também ela muito simples. Visto que o Chrome é o líder de mercado, e numa posição de liderança, é sempre complicado fazer alterações que possam dar ainda mais vantagem a quem está primeiro. Neste caso, a coisa poderia resultar em multas multimilionárias, como já aconteceu no passado. Visto que a Google iria continuar a rastrear os utilizadores, a fazer o seu dinheiro, enquanto tudo o resto chuchava no dedo.
Vamos ver o que isto vai dar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!