Connect with us

Especiais

Primeiro telemóvel para uma criança… A partir de que idade?

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Primeiro telemóvel para uma criança – Hoje em dia, é normal ver crianças com um smartphone na mão! Por vezes, o aparelho que têm nas mãos, até é melhor que o nosso fiel companheiro do dia a dia…

Dito isto, será que faz sentido isto acontecer? Faz sentido uma criança ter acesso a um aparelho de alta tecnologia, com acesso a tanta informação e com tantas distrações?

De certeza que já foi a um restaurante, e viu uma mesa com um bebé ou uma criança com menos de 10 anos, completamente distraída a jogar ou a ver vídeos no telemóvel dos pais.

Afinal de contas, com escola, emprego e família, os pais já não têm mãos a medir, e este pode ser um escape fácil, para ter alguns momentos de sossego.

Qual é a idade ideal para o primeiro telemóvel?

Provavelmente uma das perguntas que mais assombra a cabeça dos pais… O problema real aqui, não é o simples fazer e receber chamadas, a verdadeira preocupação é o mundo de possibilidades que abre a uma criança!

Em boa verdade, seguramente que a maioria dos pais gostaria de dar um simples telemóvel a uma criança. Um telemóvel, tal como eu e vários colegas de escola como eu, tiveram um Nokia 3310 ou similar, onde podíamos mandar mensagens, fazer chamadas, ou… Jogar Snake!

Se por acaso, tem uma criança, e está a pensar oferecer um telemóvel no Natal… Leia os nossos conselhos em baixo.

Redes Sociais

primeiro telemóvel

Com a chegada do primeiro telemóvel, é oferecida à criança uma chave que abre todas as portas da tecnologia.

Escusado será dizer, que as redes sociais são uma grande fatia do bolo… Seja o Facebook, o Instagram, o Youtube, ou até mesmo o Whatsapp… Se pensa que o seu filho apenas lhe pede um telemóvel para comunicar consigo, ESQUEÇA essa ideia.

As crianças de hoje, já nasceram num Mundo digital! Navegam no Youtube, escolhem os seus vídeos, mesmo antes de saber escrever, alguns antes de saber falar. Eles vão querer explorar tudo, os amigos vão ensinar-lhes facilmente a trabalhar com todas as redes sociais.

Claro que, se o seu filho já está a “pedinchar” um telemóvel, muito provavelmente ele já teve acesso a muito do conteúdo destas novas tecnologias.

Jogos

Não são só as redes sociais que preocupam os pais. Os jogos online, passam a andar no bolso do seu filho. Enquanto que, no computador você consegue controlar, com maior ou menor facilidade, o tempo despendido em jogos, no caso do smartphone, apenas irá conseguir controlar quando estiver com ele… Existem jogos incrivelmente viciantes!

Pense na quantidade de adultos que encontra agarrados ao telemóvel a jogar, e imagine o que irá acontecer ao seu filho assim que desembrulhar este presente tecnológico.

Fotos e privacidade

primeiro telemóvel

Com um telemóvel, o seu filho vai receber uma máquina fotográfica e uma câmera de filmar extremamente avançada! É no fundo uma preocupação constante para os pais, devido às muito conhecidas mas polémicas ‘nudes’.

Primeiro telemóvel para as crianças

Já existem crianças a namorar o seu primeiro smartphone aos 9 anos, aumentando a exigência aos 12 anos. Dito isto, aos 15 anos é quase impossível uma criança nos dias de hoje, não ter um smartphone no bolso. Aliás, nesta altura, já todos os colegas de escola têm telemóvel.

Em todas as idades o telemóvel apresenta as suas vantagens, mas também os seus perigos. É preciso ter cuidado.

Qual a idade certa?

Da mesma maneira que cada um cresceu ao seu ritmo, também não existe uma idade pré-definida para oferecer um telemóvel a uma criança.

O melhor é ser você a tomar a sua decisão, consoante a maturidade e responsabilidade do jovem em causa. Contudo, convém delinear algumas regras, que têm de ser obrigatoriamente impostas, e feitas cumprir pelos pais.

Controlar ou não controlar?

Todos sabemos que as crianças não gostam de ser controladas, sempre foi assim e sempre será, provavelmente também se lembra do seu tempo de jovem, e irá com toda a certeza perceber isto.

No entanto os pais podem e devem controlar o telemóvel das crianças.

O ideal será um controlo diário, onde poderá analisar o histórico, aplicações e jogos instalados, mas também as fotos tiradas. Provavelmente o seu filho não irá gostar, mas estabeleça essa regra antes de passar o smartphone para as mãos dele.

Qual o telemóvel indicado para uma criança?

primeiro telemóvel

Depois da decisão estar tomada, surge imediatamente a seguir uma outra dúvida… Qual o telemóvel a comprar?

Com a escalada do preço dos topos de gama, onde um equipamento recente da Apple ou Samsung custa mais de 1000 euros, convém ter a noção que o telemóvel é para uma criança. O mais provável é acabar perdido, roubado, ou no mínimo dos mínimos com o vidro rachado.

Não aconselhamos de todo estes equipamentos topo de gama para primeiro telemóvel.

Afinal de contas, quanto mais caro for o smartphone maior é o perigo de roubo. Por isso, um equipamento muito caro, pode ser uma preocupação acrescida para a segurança do seu filho.

Claro que o seu filho irá querer o melhor, cabe-lhe a si, encontrar uma opção intermédia. (Qualidade/Preço.)

Compras através de cartão de crédito! (Jogos e Aplicações)

Afinal, muitas aplicações, especialmente os jogos online, têm opções de compra de mais valias através de cartão de crédito.

Assim, controle o seu cartão de crédito e de débito, ou nem sequer o adicione à conta do telemóvel. Evite gastos desagradáveis. Tenha especial atenção a cartões que são guardados em casa.

As estratégias de marketing das empresas de jogos é muito agressiva, e a vontade incutida nas crianças é muita.

Primeiro telemóvel – Conclusão

primeiro telemóvel

Primordialmente, apenas deve oferecer um telemóvel ao seu filho, se este realmente precisar de um! Depois, a educação é o fator determinante, no que diz respeito ao telemóvel e ao que o seu filho irá fazer com ele.

Controlar ajuda, mas apenas o seu filho, com base na educação que lhe deu, é que vai escolher o que vai ver, ouvir e jogar.

Em suma, a idade ideal para o primeiro telemóvel é a que você achar ideal. Depende do seu filho e de você como pai ou mãe. Mas lembre-se, mais cedo ou mais tarde você não conseguirá proteger o seu filho de tudo. Mas tem que lhe dar bases e educação para que ele se proteja sozinho.


Fonte – VEZ.pt

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Apple21 mins atrás

Cydia – Já não é possível comprar aplicações na loja ‘Jailbreak’ do iOS

Há muitos anos, quando o iPhone era ainda uma novidade no mercado… Apareceu a Cydia, uma ‘loja’ de aplicações, que...

NVIDIA RTX NVIDIA RTX
Hardware1 hora atrás

NVIDIA GeForce RTX 2060: Leak dos materias de marketing!

Parece que a NVIDIA GeForce RTX 2060, a primeira placa gráfica de gama média, baseada na arquitetura ‘Turing’ está mesmo...

Android3 horas atrás

(Oficial) Huawei Nova 4: Câmera de 48MP, mas o Kirin 980 ficou de fora…

Já é oficial! O Huawei Nova 4 é o primeiro smartphone da gigante Chinesa, a contar com uma câmera embebida...

Hardware4 horas atrás

CEO da ASUS demite-se para que a empresa se foque nos Entusiastas!

A ASUS vai passar por uma transformação corporativa no início do próximo ano, de modo a que a empresa se...

Caça-promoções5 horas atrás

Giveaway de Natal – BlackBerry KEYone Black Edition

A época Natalícia, é a melhor altura para dar, mas também para receber! Por isso, a Leak.pt juntou-se à BlackBerry...

Android7 horas atrás

Samsung Galaxy Tab A 2019 pode chegar em Fevereiro

A Samsung está supostamente a trabalhar num novo tablet que fará parte da linha Galaxy Tab A. Este tablet pode...

Especiais9 horas atrás

Cloudflare debaixo de fogo por causa de organizações terroristas

A Cloudflare está debaixo de fogo. É que foi novamente acusado de fornecer serviços relacionados com a internet a organizações...

Gadgets20 horas atrás

(Huawei) A Honor vai lançar um Smartwatch com chip MediaTek

A sub-marca da Huawei, tem estado muito ocupada a lançar produtos com imensa qualidade, na forma do Smartphone Honor 10...