Primeiro SoC de nova geração para smartphones Android chegou!

Muito se falou da Apple e dos seus chips de 3nm ao longo de 2023 e 2024! Afinal, a gigante Norte-Americana da maçã já conta com os processadores A17 Pro, A18, A18 Pro e M4, o primeiro baseado nas linhas de 3nm de primeira geração, enquanto os outros três já são baseados nas mais recentes e mais eficientes linhas de 3nm de segunda geração da TSMC.

Agora, no final de 2024, está finalmente na hora do ecossistema Android também dar o salto. Pensava que o aumento de performance ia ser “fraco”? Pois… Olhe que não!

O primeiro SoC de nova geração para smartphones Android chegou!

Galaxy S25 MediaTek

Portanto, apesar do facto de a Qualcomm também ter antecipado o seu lançamento para Outubro, a MediaTek foi a primeira fabricante a fazer o seu anúncio.

Assim, está na hora de dar as boas vindas ao SoC Dimensity 9400 de 3nm! Que ao que tudo indica, é 40% mais eficiente face ao SoC topo do ano passado (Dimensity 9300). Isto ao mesmo tempo que também pode ser 35% mais poderoso em computação pura e dura. Isto sem falar na IA, que pelos vistos, também oferece um aumento incrível de performance (+80%).

Curiosamente, o Dimensity 9400 faz isto ao deixar para trás os núcleos focados na eficiência energética.

Ou seja, até aqui, a Qualcomm e MediaTek têm preferido quase sempre processadores com 3 tipos de núcleos de processamento, todos eles com focos muito específicos e diferentes.

Ou seja, um grupo com núcleos “pequenos”, outro grupo com núcleos “médios”, e por fim um núcleo Prime “grande” para a performance. A estratégia passava assim por ter um SoC capaz de fazer tudo, sem existir desperdício de recursos ou energia.

  • Nota: A MediaTek já tinha feito isto com os Dimensity 9300 e 9300+ do ano passado. Porém, teve de lidar com algumas dificuldades no lado do sobreaquecimento.

Assim, o Dimensity 9400 traz um cluster “1+3+4” (1 Cortex-X925 + 3 Cortex-X4 + 4 Cortex-A720), o que continua a ser uma divisão em 3 grupos, porém agora com um foco muito maior na performance. Além disto, temos ainda um GPU Immortalis-G925 com 12 núcleos (+41%), e suporte a memória LPDDR5X ainda mais rápida e com maior largura de banda (10.7GB/s).

No lado das câmaras, é possível chegar a sensores com 320MP, e captura de vídeo 8K a 60FPS. 

Entretanto, no lado da conectividade, temos Wi-Fi 7, Bluetooth 4.0, modem 5G capaz de chegar aos 7GB/s, entre muitas outras coisas.

Vale ainda a pena dizer que além de todas estas informações a apontar para um SoC super topo de gama. É muito provável que todos os smartphones equipados com este SoC sejam significativamente mais baratos face ao aparelhos equipados com SoC Qualcomm Snapdragon.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também