É o fim do Preço Certo em Portugal? Fim de uma era!

Caso ainda não tenho visto as notícias, o Governo Português quer acabar com os anúncios publicitários na RTP até 2026, e mais tarde, ou pelo menos ao longo destes próximos anos, quer também acabar com os anúncios publicitários em todos os meios de comunicação deste grupo.

O que, apesar de parecer algo estranho, acaba por fazer sentido. Visto que, anualmente, o governo Português mete cerca de 200 milhões nos cofres da RTP, devido ao pagamento mensal da taxa audiovisual que nos toca a todos, a partir da conta da eletricidade.

Caso não saiba, 200 milhões de euros é mais do que aquilo que a SIC e TVI fazem em publicidade anual, juntas. 

Aliás, na realidade, a RTP já só angaria cerca de 20M por ano a partir de spots publiticários, devido ao facto de ter algumas regras pesadas em termos de tempo que tem disponível para publicidade em cada hora de transmissão (cerca de 6 minutos).

Por isso, visto que a RTP é basicamente alimentada por dinheiro público, faz todo o sentido que não exista publicidade na sua programação. Porém, isto mete em risco um dos programas mais icónicos de Portugal. O Preço Certo.

É o fim do Preço Certo em Portugal? Fim de uma era!

É o fim do preço certo em portugal? fim de uma era!
Imagem – RTP.pt

Portanto, o Preço Certo é um programa muito antigo, icónico, da TV Portuguesa. Está no ar há mais de 30 anos, e até o próprio apresentado, Fernando Mendes, já está à frente do “espetáculo” há mais de 20 anos. Por isso, como é óbvio, é uma pena se tudo chegar ao fim por causa de uma mudança de regras.

Dito tudo isto, ainda não sabemos muito bem como é que o processo vai funcionar. Ou melhor, como vai funcionar toda a adaptação do grupo RTP às novas regras.

Mas, os prémios da montra final, e de todos os desafios que levam os concorrentes a essa mesma montra, são fruto de patrocínios das mais variadas marcas e lojas. Patrocínios que têm um valor residual, que por sua vez tem de entrar nas contas do canal como publicidade.

Ou seja, a base de todo o programa é a publicidade, e se esta deixa de ser válida, todo o programa deixa de fazer sentido. 

Está pronto para dizer adeus? Ou deve ser feita uma exceção ao Preço Certo? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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