Prémio Champalimaud distingue terapia genética para cegueira infantil

O Prémio António Champalimaud tem o apoio da “Visão 2020 – O Direito à Visão“! Iniciativa para a prevenção da cegueira que conta com a colaboração da Organização Mundial da Saúde e da Agência Internacional.

Em suma, é um prémio que visa promover estudos para a Prevenção da Cegueira!

Contudo, existe uma alternância bastante interessante! Nos anos ímpares, o prémio reconhece investigações inovadoras para combate à cegueira e doenças de visão. Enquanto nos anos pares, como é o caso de 2018, o prémio é atribuído a pesquisas científicas de grande alcance na área da visão.

Este ano, o prémio foi atribuído a sete investigadores que desenvolveram uma terapia genética.

JOSE SENA GOULAO/LUSA

Podem candidatar-se ao prémio Champalimaud os laboratórios/organizações produtivas ou esforços de colaboração. Assim sendo, podem envolver grupos provenientes de mais do que uma instituição ou disciplina.

Dito isto, o prémio não se dirige apenas às grandes organizações mundiais, mas a todas as organizações, seja qual for a sua dimensão. No entanto, têm de demonstrar resultados com grande impacto.

Com o valor de um milhão de Euros, o prémio Champalimaud é um dos maiores no sector da oftalmologia e combate à cegueira.

Segundo a organização, a descoberta constitui no desbravar da genética! Ou seja, pela primeira vez, através de uma terapia genética conseguiu-se curar esta doença hereditária!

Paralelamente, esta vitória abre caminho para o desenvolvimento de novas terapias genéticas para outras doenças hereditárias.

Em suma, uma descoberta genética para a amaurose congénita de Leber, uma forma de cegueira infantil. 

O trabalho baseou-se na clonagem de um gene e pelo reconhecimento do seu papel no metabolismo da vitamina A na visão. Esta clonagem permitiu a reposição do gene no olho, o que restaurou a visão.

Mais investimentos e prémios como o de Champalimaud por um futuro com mais conhecimento!

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

Joana Morais
Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

Leia também

Quando é que a Apple vai lançar os novos AirPods? E quais?

Embora não tenha havido grandes revisões ao nível dos AirPods em 2023, a Apple está a preparar uma grande mudança para este ano. O...

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

iPhone 15 vai ficar mais barato!? Tenha paciência!

Como deve saber, a gama de smartphones iPhone 16 está quase a ser anunciada e posteriormente lançada no mercado Global. Afinal de contas, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados