Inicio Ciência Prémio Champalimaud distingue terapia genética para cegueira infantil

Prémio Champalimaud distingue terapia genética para cegueira infantil

O Prémio António Champalimaud tem o apoio da “Visão 2020 – O Direito à Visão“! Iniciativa para a prevenção da cegueira que conta com a colaboração da Organização Mundial da Saúde e da Agência Internacional.

Em suma, é um prémio que visa promover estudos para a Prevenção da Cegueira!

Contudo, existe uma alternância bastante interessante! Nos anos ímpares, o prémio reconhece investigações inovadoras para combate à cegueira e doenças de visão. Enquanto nos anos pares, como é o caso de 2018, o prémio é atribuído a pesquisas científicas de grande alcance na área da visão.

Este ano, o prémio foi atribuído a sete investigadores que desenvolveram uma terapia genética.

Champalimaud
JOSE SENA GOULAO/LUSA

Podem candidatar-se ao prémio Champalimaud os laboratórios/organizações produtivas ou esforços de colaboração. Assim sendo, podem envolver grupos provenientes de mais do que uma instituição ou disciplina.

Dito isto, o prémio não se dirige apenas às grandes organizações mundiais, mas a todas as organizações, seja qual for a sua dimensão. No entanto, têm de demonstrar resultados com grande impacto.

Com o valor de um milhão de Euros, o prémio Champalimaud é um dos maiores no sector da oftalmologia e combate à cegueira.

Champalimaud

Segundo a organização, a descoberta constitui no desbravar da genética! Ou seja, pela primeira vez, através de uma terapia genética conseguiu-se curar esta doença hereditária!

Paralelamente, esta vitória abre caminho para o desenvolvimento de novas terapias genéticas para outras doenças hereditárias.

Em suma, uma descoberta genética para a amaurose congénita de Leber, uma forma de cegueira infantil. 

O trabalho baseou-se na clonagem de um gene e pelo reconhecimento do seu papel no metabolismo da vitamina A na visão. Esta clonagem permitiu a reposição do gene no olho, o que restaurou a visão.

Mais investimentos e prémios como o de Champalimaud por um futuro com mais conhecimento!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Mega-campanha de troca até 500 Euros para o Galaxy S20 FE!

A Samsung lançou uma campanha promocional junto dos principais revendedores nacionais, que permite a troca do seu smartphone antigo e poupar até 500€ na...

Netflix acaba de aumentar os preços! Portugal será afetado?

A Netflix anunciou um aumento dos preços em dois planos nos Estados Unidos. Esta novidade foi anunciada hoje e afeta sobretudo os subscritores dos...

Google Play Store: tem alguma destas 30 aplicações! Apague já!

As ameaças por vezes conseguem entrar na Play Store. No entanto, por muito rápida que a Google seja a removê-las elas são descarregadas para...

Play Store prepara-se para receber uma grande novidade

A Play Store é uma das aplicações mais importantes que temos num smartphone. Dito isto não é de estranhar que esteja constantemente a receber...

Samsung Galaxy Z Flip 3: as renderizações são impressionantes!

Uma patente que foi submetida pela Samsung a meio de 2018 foi mantida em segredo até há bem pouco tempo. A ilustração revela um...