Preço dos smartphones pode disparar! Há falta de componentes!

Desde a segunda metade de 2020, que as falhas de chipsets e os aumentos de preços se tornaram numa questão habitual. De facto, parece que todo o mercado tecnológico anda assim e se as coisas continuarem a progredir desta forma o acesso a equipamentos será um luxo. Claro que devido a tudo isto os preços estão a aumentar. Por exemplo, no campo das placas gráficas está instalada a loucura. Mas parece que este problema se está a alargar aos smartphones, por diferentes razões, e em breve pode não haver componentes suficientes. Assim o preço dos smartphones pode disparar e não só!

Preço dos smartphones pode disparar! Há falta de componentes!

De acordo com a publicação China Business News, o mercado de smartphones utiliza a grande maioria de chips de semicondutores. Por essa razão, os chipsets estão completamente fora de stock. No início desta semana a Xiaomi revelou que os novos Redmi K40 que chegam com os chipsets Snapdragon 888 e 870. O problema é que estes equipamentos podem levar algum tempo até chegar ao mercado. Tudo porque existe uma grande falta de chipsets.

preço smartphones

O próprio presidente da Xiaomi disse que não se atrevia a prometer que não haveria falta de equipamentos. Entretanto um porta-voz da Realme disse exatamente o mesmo. Os chips principais da Qualcomm estão fora de stock. Até mesmo os componentes destinados ao carregamento e conetividade.

A situação está a complicar-se. 

De acordo com fontes ligadas ao fornecimento de componentes, a entrega de materiais da Qualcomm foi alargada para mais de 30 semanas. Isto numa altura em que várias fabricantes como a Realme, a Xiaomi, a Samsung, a OnePlus, entre outros, estão a aumentar o portfólio.

preço smartphones

Escusado será dizer que com o tempo isto pode levar a muitos problemas. Não só teremos falta de smartphones como eles poderão aumentar muito de preço. Afinal é a lei da oferta e da procura no seu melhor. Dito isto, pela primeira vez na história podemos assistir à falta de smartphones nas lojas!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também