Preço dos smartphones pode disparar! Há falta de componentes!

Desde a segunda metade de 2020, que as falhas de chipsets e os aumentos de preços se tornaram numa questão habitual. De facto, parece que todo o mercado tecnológico anda assim e se as coisas continuarem a progredir desta forma o acesso a equipamentos será um luxo. Claro que devido a tudo isto os preços estão a aumentar. Por exemplo, no campo das placas gráficas está instalada a loucura. Mas parece que este problema se está a alargar aos smartphones, por diferentes razões, e em breve pode não haver componentes suficientes. Assim o preço dos smartphones pode disparar e não só!

Preço dos smartphones pode disparar! Há falta de componentes!

De acordo com a publicação China Business News, o mercado de smartphones utiliza a grande maioria de chips de semicondutores. Por essa razão, os chipsets estão completamente fora de stock. No início desta semana a Xiaomi revelou que os novos Redmi K40 que chegam com os chipsets Snapdragon 888 e 870. O problema é que estes equipamentos podem levar algum tempo até chegar ao mercado. Tudo porque existe uma grande falta de chipsets.

preço smartphones

O próprio presidente da Xiaomi disse que não se atrevia a prometer que não haveria falta de equipamentos. Entretanto um porta-voz da Realme disse exatamente o mesmo. Os chips principais da Qualcomm estão fora de stock. Até mesmo os componentes destinados ao carregamento e conetividade.

A situação está a complicar-se. 

De acordo com fontes ligadas ao fornecimento de componentes, a entrega de materiais da Qualcomm foi alargada para mais de 30 semanas. Isto numa altura em que várias fabricantes como a Realme, a Xiaomi, a Samsung, a OnePlus, entre outros, estão a aumentar o portfólio.

preço smartphones

Escusado será dizer que com o tempo isto pode levar a muitos problemas. Não só teremos falta de smartphones como eles poderão aumentar muito de preço. Afinal é a lei da oferta e da procura no seu melhor. Dito isto, pela primeira vez na história podemos assistir à falta de smartphones nas lojas!

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: atenção desative agora mesmo estas opções!

É verdade que o Windows 11 está quase a chegar. No entanto ainda há muitas pessoas que estão a utilizar o Windows 10 e...

Especial – O que é uma TV Box? É uma porta aberta para o IPTV!

É muito provável que já tenha ouvido falar de aparelhos denominados de TV Box, Box Android, ou Smart Box, por essas Internets fora. Pois...

Condução automática da Tesla chega a quem se porta bem!

Ainda existem preocupações com os sistemas que permitem uma condução totalmente autónoma. No entanto, a Tesla não deixa de apostar nele. Aliás até alargou...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!