Porquê é que a memória RAM é tão mais cara agora?

É verdade que os preços da memória RAM hoje em dia são um exagero a comparar com outros tempos, mas não é por acaso!

A pergunta que deveria ser feita é… “Porquê que a RAM era vendido a um preço tão mais baixo em comparação com os outros semicondutores?

A razão para ter sido tão barata é muito simples… Existiam muitos fabricantes, por isso em cada 3 anos, os preços desciam significativamente, e assim um fabricante abria falência.

Em 2009 por exemplo, a memória RAM estava a ser vendida abaixo de custo, e então a Qimonda faliu… Por isso a Micron aproveitou e comprou a empresa.

Similarmente em 2012 a Micron comprou a Elpida e claro em 2003 também já tinha comprado uma fábrica da Toshiba.

Mas mais importante que isto, os fabricantes não estão a investir em novas fábricas!

A Nanya e Winbond licenciavam a sua tecnologia a partir da Qimonda e Elpida. Mas como a Micron adquiriu estas duas empresas, cortou este licenciamento à Winbond, continuando um acordo com a Nanya, mas noutros moldes.

Em suma, hoje em dia só existem 3 fabricantes, e a procura é extremamente alta! Por isso, estas empresas estão finalmente a ganhar dinheiro a sério, em vez de se preocuparem com a sua sobrevivência.

Memória RAM

Por exemplo, as margens da Intel têm sido tradicionalmente à volta dos 65%, a Micron está agora a chegar aos 58%, marca que nunca foi tão alta como agora! Para ter noção dos valores, até agora a margem tem rondado os 20%.

Em síntese, os preços estão dentro da normalidade no mundo informático, desde quando é que fazer dinheiro é um crime? É para isso que estas empresas existem!

Provavelmente os preços não voltarão a descer, a não ser que entre um novo fabricante no mercado! Talvez uma empresa Chinesa? Há muito que se fala nesse acontecimento, mas até agora nada…

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados