Porquê é que a memória RAM é tão mais cara agora?


Por em

É verdade que os preços da memória RAM hoje em dia são um exagero a comparar com outros tempos, mas não é por acaso!

A pergunta que deveria ser feita é… “Porquê que a RAM era vendido a um preço tão mais baixo em comparação com os outros semicondutores?

A razão para ter sido tão barata é muito simples… Existiam muitos fabricantes, por isso em cada 3 anos, os preços desciam significativamente, e assim um fabricante abria falência.

Em 2009 por exemplo, a memória RAM estava a ser vendida abaixo de custo, e então a Qimonda faliu… Por isso a Micron aproveitou e comprou a empresa.

Similarmente em 2012 a Micron comprou a Elpida e claro em 2003 também já tinha comprado uma fábrica da Toshiba.

Mas mais importante que isto, os fabricantes não estão a investir em novas fábricas!

A Nanya e Winbond licenciavam a sua tecnologia a partir da Qimonda e Elpida. Mas como a Micron adquiriu estas duas empresas, cortou este licenciamento à Winbond, continuando um acordo com a Nanya, mas noutros moldes.

Em suma, hoje em dia só existem 3 fabricantes, e a procura é extremamente alta! Por isso, estas empresas estão finalmente a ganhar dinheiro a sério, em vez de se preocuparem com a sua sobrevivência.

Memória RAM

Por exemplo, as margens da Intel têm sido tradicionalmente à volta dos 65%, a Micron está agora a chegar aos 58%, marca que nunca foi tão alta como agora! Para ter noção dos valores, até agora a margem tem rondado os 20%.

Em síntese, os preços estão dentro da normalidade no mundo informático, desde quando é que fazer dinheiro é um crime? É para isso que estas empresas existem!

Provavelmente os preços não voltarão a descer, a não ser que entre um novo fabricante no mercado! Talvez uma empresa Chinesa? Há muito que se fala nesse acontecimento, mas até agora nada…

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

World of Warcraft: Battle for Azeroth – Pré-Patch é lançado no dia 17!

Os telemóveis da Microsoft vão voltar? Parece que sim

Seguinte