AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
AMD vs NVIDIA

Porque é que a AMD está tão atrás da NVIDIA? – Parte 2

Nuno Miguel Oliveira por Nuno Miguel Oliveira
10 de Agosto, 2024
em Sem categoria
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

Depois de primeira parte sobre este assunto, vamos aprofundar um pouco mais o tema! Será que as coisas serão assim tão lineares? Ou será que a AMD não está assim tão atrás da NVIDIA como se pensa?


  • Especial – Porque é que a AMD está tão atrás da NVIDIA? – Parte 1 – Clique aqui


A AMD lançou este ano os APUs Ryzen 2400G e 2200G! Que tal como o nome indica, são SOCs (Systems on a Chip), compostos por um CPU e um GPU no mesmo chip! – (Algo que a Intel faz em quase todos os seus processadores, mas com resultados terríveis).

O APU Ryzen 2400G com gráficos integrados ‘Vega’ está tão à frente da solução de gráficos integrados da Intel, que quase nem vale a pena fazer uma comparação!

AMD NVIDIA

Por exemplo, o 2400G consegue jogar GTA V em Full HD com a grande maioria das definições gráficas em ‘Alto’, com FPS bastante respeitáveis! Em paralelo, oferece ainda um CPU de 3.9GHz com 4 núcleos e 8 threads absolutamente fantástico pelo preço de 143€!


Além disto, as próximas arquiteturas ‘Zen 2’ e ‘Vega 2’ vão ser baseadas no processo de fabrico de 7nm, em vez dos 12nm/14nm atualmente usados.

O que irá permitir meter no mínimo o dobro das unidades de processamento no mesmo espaço físico, isto com um aumento de performance e eficiência, bem como com temperaturas mais baixas.

Em contraste, a mais recente arquitetura Turing da NVIDIA é baseada no processo de fabrico de 12nm! Ou seja, apesar da diferença de performance, a AMD está a frente da NVIDIA neste aspeto.

AMD NVIDIA

Por isso, é perfeitamente possível que dentro de 18 meses, o sucessor do 2400G consiga oferecer algo como o triplo da performance em jogos, pela mesma quantia de dinheiro!

Dito tudo isto, afinal porquê é que a AMD não está assim tão atrás da NVIDIA?

Porque o mercado de placas gráficas que faz dinheiro a sério, é o de gama média/baixa! Nem todos os consumidores têm dinheiro suficiente para comprar uma GTX 1080, ou 1070, aliás… Pela minha experiência pessoal, nas dicas de construção de PC’s, as placas mais vendidas da última geração foram sem dúvida a GTX 1060 e GTX 1050 Ti.

O que não quer dizer que as novas RTX 2000 não sejam uns autênticos monstros! Mas são demasiado caras para o utilizador comum! Afinal de contas, a resolução mais utilizada atualmente é ainda a Full HD (1080p).


Em suma, se a AMD conseguir integrar uma placa gráfica de gama média/alta nos seus futuros processadores, sem abusar no preço… Então a NVIDIA pode realmente passar um mau bocado!

Para a maioria dos jogadores, não fará qualquer sentido comprar uma placa gráfica dedicada… Se conseguirem jogar os seus jogos favoritos no máximo basicamente de ‘Borla’! Visto que a Placa Gráfica já veio com o processador.

O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Tags: Amddestaquenvidia
SummarizePartilhar234
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Burn-in nos ecrãs OLED: o que é, por que acontece e como evitar, Dormir com a TV ligada, desligar a smart tv, lg reforça aposta nas tvs qned e mini led. oled é para dominar!

Televisão OLED: 6 ajustes simples para duplicar a vida útil do teu ecrã

por Bruno Fonseca
1 de Março, 2026

Ter uma televisão OLED em casa é o expoente máximo do entretenimento, especialmente devido aos pretos profundos e às cores vibrantes que só esta tecnologia consegue oferecer. No...

Apple AirPods Pro 3: Valem a pena? São os melhores?

Os AirPods valem mesmo o que custam? Até para audiófilos?

por Miguel Sousa
1 de Março, 2026

Completar a tríade da Apple, ou seja, o MacBook, o iPad e o iPhone, é um passo que muitos utilizadores dão em busca daquela fluidez quase mágica entre...

Ensaio Cupra Leon VZ Extreme… Mas que carro!

Tendência viral do capô aberto: porque fazem isto?

por Bruno Fonseca
1 de Março, 2026

Ultimamente, se olhares com atenção para os estacionamentos ou para as garagens dos teus vizinhos, vais notar um fenómeno curioso que parece estar a ganhar adeptos. De facto,...

Carregador de iPhone com bateria fraca, necessidade de carregamento rápido.

Bateria do iPhone a cair? Faz isto e dura logo mais

por Ana Oliveira
1 de Março, 2026

Aprende como melhorar a bateria do iphone com ajustes simples no iOS, hábitos de carregamento e truques no ecrã e nas apps para ganhar horas reais.

Artigo Seguinte
samsung vai apostar tudo ao lançar três variantes do galaxy s10!

Trabalhador morre asfixiado numa fábrica da Samsung na Coreia do Sul

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

IPTV: ver futebol online de forma ilegal pode dar prisão? Esta é a verdade!, IPTV ilegal jogos, iptv: nos dias em que dá futebol pode haver bloqueios à internet

IPTV Pirata – 50€ chega para denunciares utilizadores?

1 de Março, 2026
Vídeos curtos (shorts) são muito piores para as crianças que os longos

Vídeos curtos (shorts) são muito piores para as crianças que os longos

1 de Março, 2026
Segue-nos no Google Notícias e não percas nenhuma informação. Carrega aqui.

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados