Sabe o significado do ponto azul nas mensagens de texto Android?

Se alguma vez olhou atentamente para a sua lista de mensagens de texto num telemóvel Android, provavelmente já reparou que alguns contactos apresentam um pequeno ponto azul no canto inferior direito da respectiva imagem de perfil ou mesmo um ícone como um pequeno balão de conversa. As conversas com estes contactos também funcionam de forma diferente, e poderá ver imagens de maior qualidade, mensagens mais longas e muitas reacções de emoji.  Sabe porquê?

Sabe o significado do ponto azul nas mensagens de texto Android?

Se estiver a utilizar a aplicação Mensagens num telemóvel Samsung, o ponto azul na parte inferior do ícone de perfil de um contacto significa que o utilizador e esse contacto têm o serviço de mensagens RCS ativado. RCS significa “serviços de comunicação avançados”. Ou seja, pode utilizar funcionalidades como reacções de emoji, indicadores de escrita e recibos de leitura. Também significa, muito provavelmente, que as suas mensagens estão protegidas com encriptação de ponta a ponta. No entanto tem de confirmar isso procurando um ícone de cadeado na própria conversa.

ponto azul nas mensagens de texto

O que torna esta questão um pouco mais confusa é o facto de diferentes telemóveis Android terem diferentes aplicações de mensagens de texto predefinidas. Assim podem apresentar símbolos diferentes para representar os contactos RCS.

Os pontos azuis e outros símbolos significam que está a utilizar conversas RCS

Dependendo de qual smartphone Android tem e até mesmo de qual operadora sem fios, pode ver símbolos diferentes. Isto para representar contatos com as conversas RCS habilitadas. Por exemplo, num smartphone Google Pixel, que utiliza a aplicação Mensagens da Google, a capacidade RCS é indicada com um símbolo que se assemelha a um balão de conversa de uma banda desenhada.

O RCS é um padrão universal. Isto significa que – ao contrário de outras plataformas de mensagens inteligentes, como o iMessage ou o WhatsApp – não está restrito a operar dentro de uma aplicação de mensagens específica. Embora isto seja ótimo para a interoperabilidade, uma vez que significa que os telemóveis Samsung Galaxy podem conversar de forma segura com os telemóveis Pixel ou OnePlus, significa que cada um desses fabricantes irá implementar a norma nas suas próprias interfaces de utilizador personalizadas.

Entretanto nas aplicações predefinidas das operadoras, mesmo as que suportam RCS, pode não haver qualquer indicador.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.