PlayStation: jogadores estão a fartar-se do online e algo vai mudar!

Atualmente achamos que o online é tudo. De facto parece que há muito pouca coisa que conseguimos fazer quando não há ligação à Internet. No entanto, parece que não é bem assim. Documentos internos da Sony Interactive Entertainment distribuídos aos programadores em 2019 sugerem que os utilizadores da PS4 passam normalmente mais tempo a jogar offline do que online. Que impacto pode ter na PlayStation, os jogadores fartarem-se do online?

PlayStation: jogadores estão a fartar-se do online e algo vai mudar!

PlayStation online

“O single player está a prosperar”, afirmou a Sony numa apresentação obtida pelo site Vice, que destaca o compromisso contínuo das pessoas com jogos baseados em história.

No entanto, a pesquisa conduzida pela Sony também destacou vários problemas. Descobertas que parecem ter sido influentes na criação da nova funcionalidade Atividades da PlayStation 5.

PlayStation online

A Sony listou quatro problemas principais relatados pelos jogadores:

  • Não saberem quanto tempo eles necessitam para atingir os objetivos do jogo;
  • A quantidade de tempo que leva a encontrar soluções em vídeos de ajuda online
  • Como se envolverem sem encontrarem spoilers
  • Esquecerem-se do que estavam a fazer da última vez que jogaram

A Sony diz que a funcionalidade Atividades da PS5 foi desenvolvida para “remover barreiras à jogabilidade”. Assim ela permite que os jogadores saltam diretamente para níveis ou desafios específicos. Para além disso revela quanto tempo vai levar para serem concluídos e oferece dicas sobre a progressão. Tudo sem a necessidade de sair do jogo.

As atividades permitem que os utilizadores mergulhem em desafios específicos e vejam quanto tempo vão levar.

O responsável da PlayStation, Jim Ryan, afirmou em junho de 2019 que a empresa nunca abandonaria os jogos originais baseados em histórias.

“Nunca tivemos tanto sucesso com nossos próprios jogos baseados em narrativas e histórias como estamos a ter agora”, revelou à CNET. “Sentimo-nos bem com isso, e certamente não é um género de jogo do qual nos iremos afastar.”

PlayStation online

De facto, jogos como God of War, Uncharted e The Last of Us venderam mais de 10 milhões de unidades na PS4. Algo que não foi alcançado com a PS3. Pelo menos, de acordo com a Sony.

Entretanto Horizon Zero Dawn também vendeu mais de 10 milhões de cópias. Por outro lado, o Homem-Aranha da Marvel vendeu mais de 13 milhões de unidades.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também