Atualização: Como se pode verificar na página oficial dos serviços da Sony tudo já está operacional. Ainda não se sabe a razão da falha mas o que importa é que tudo se encontra resolvido.
Segue o artigo original que lançámos esta manhã
Os utilizadores da PlayStation estão a deparar-se com uma falha generalizada que afeta a PlayStation Network (PSN) da Sony. Os jogadores estão a reportar erros quando tentam carregar o sistema, afetando várias consolas, como a PlayStation 4, PlayStation 5, PS Vita e até dispositivos mais antigos, como a PlayStation 3. Será que vamos ter uma repetição do que se passou no passado e termos mais de 20 dias sem rede PlayStation?
Serviços PlayStation Network já estão operacionais!
O Downdetector, um serviço que rastreia interrupções, registou um pico de relatos por volta da uma da manhã a confirmar o problema.
A página oficial de estado do serviço da PSN afirma: “Poderá ter dificuldade em iniciar jogos, aplicações ou funcionalidades de rede. Estamos a trabalhar para resolver o problema o mais rapidamente possível. Obrigado pela vossa paciência”. A página de estado confirma ainda que vários serviços, incluindo a gestão de contas, os jogos, as funcionalidades sociais e a PlayStation Store, estão atualmente com problemas em todas as plataformas.
A interrupção interrompeu o acesso a jogos multijogador e para um jogador que requerem conetividade online. Os utilizadores de consolas como a PS5, PS4, PS Vita e PS3 relataram não conseguir iniciar jogos ou aplicações devido a erros como “PS5 error Code WS-116522-7”, que está associado a uma falha na atualização do software do sistema. Embora os jogos offline que não requerem uma ligação continuassem a funcionar, os que dependiam de serviços online foram interrompidos.
Motivo da interrupção da PlayStation Network
A Sony ainda não forneceu detalhes sobre a causa da interrupção ou um tempo estimado para a resolução. Curiosamente, este problema de rede ocorreu poucas horas depois de a Sony ter resolvido um erro separado que afectava a arte do ecrã inicial da PS5, embora não seja claro se os dois incidentes estão relacionados. Entretanto, um utilizador do Twitter afirmou que os servidores da PSN podem ter sido pirateados.
Em 2011, a PSN esteve em baixo durante 23 dias, na sequência de uma falha de segurança significativa. Durante esse incidente, a Sony compensou os utilizadores com títulos de jogos gratuitos e 30 dias de acesso ao PlayStation Plus.
Os jogadores são aconselhados a acompanhar as actualizações da Sony enquanto a empresa trabalha para resolver o problema. Por enquanto, a única declaração oficial é: “Estamos a trabalhar para resolver o problema o mais rapidamente possível”.
Seja como for e mesmo em caso de ataque esperamos que a Sony tenha aprendido com o que se passou em 2011 e isto fique resolvido rapidamente.