A Microsoft suspendeu temporariamente o lançamento da atualização KB5043145 do Windows 11. Isto depois de os utilizadores terem assinalado problemas críticos, incluindo erros do Ecrã Azul da Morte e do Ecrã Verde da Morte. Embora o porta-voz da Microsoft se tenha recusado a explicar o que correu mal, uma equipa de apoio referiu ao site WindowsLatest que a atualização tinha sido “pausada” para mitigar os problemas.
Tenha cuidado com a atualização KB5043145 do Windows 11!
Infelizmente muitas pessoas começaram a ter problemas graves após a instalação da atualização opcional, lançada a 26 de setembro de 2024.
De acordo com os relatos a atualização opcional do Windows 11 de 26 de setembro causou erros do tipo “Ecrã Azul da Morte” (BSOD) e “Ecrã Verde da Morte” (GSOD).
Se não escapar a isto poderá ficar preso num ciclo de arranque, com o seu PC a entrar automaticamente no modo de recuperação numa tentativa de reparar ou reverter a atualização.
Entretanto a Microsoft reconheceu o problema e está a investigar, embora não tenha especificado exatamente quais modelos são afetados.
Felizmente, a Microsoft suspendeu a atualização enquanto descobre uma solução. No entanto se quiser arriscar e instalar a atualização, ainda está disponível no Catálogo do Microsoft Update.
De facto a equipa da Microsoft revelou que a atualização continuará a figurar no Catálogo de Actualizações para aqueles que ainda precisam dela.
Para além dos erros BSOD/GSOD, algumas pessoas assinalaram problemas com as portas USB, incluindo as portas para teclados e ratos. Os modelos Intel NUC e alguns computadores portáteis Asus parecem particularmente afetados, com as portas USB a não funcionarem.
Os problemas de atualização do Windows não se ficam por aqui
No Github, o Windows Latest detectou relatos de falhas no lançamento do Windows Subsystem for Linux 2 (WSL2) com um erro de tempo limite de ligação. No entanto este bug afeta um pequeno subconjunto de utilizadores com chips AMD.
A Microsoft está ciente das falhas do WSL 2 e já implementou uma correção através de uma atualização da Microsoft Store.
Outros problemas incluem um erro de conectividade WiFi, em que a opção de ligação a WiFi desaparece da barra de tarefas. Em alguns casos, os menus de contexto voltam ao estilo do Windows 10. Também há incidentes de falhas nas actualizações do Windows com 0x800f0845 e 0x80246019, o que é bastante comum hoje em dia.
Em caso de problemas terá de desinstalar manualmente a atualização através do modo de recuperação ou utilizando a linha de comandos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!