São coisas que poucos sabem, mas a história dos videojogos está cheia de segredos curiosos e reviravoltas que nunca pensaria ser possíveis. Aliás, o facto de as consolas PlayStation existirem, foi graças a uma desavença entre a Sony e a Nintendo.
Mas talvez mais surpreendente que isto, sabias que o design da PlayStation 2, a consola mais vendida de sempre, tem raízes numa ideia abandonada da Atari?
Parece estranho, mas é verdade.
Falcon030: a última tentativa da Atari no mundo dos PCs
Portanto, no final de 1992, a Atari lançou o Falcon030, o seu último computador pessoal.
É preciso dizer que era um bicho interessante para a altura, ao aparecer com um processador Motorola 68030, arquitetura mista 16/32-bit, um DSP (processador digital de sinal) integrado e foco claro em capacidades multimédia. Na realidade, uma máquina à frente do seu tempo. Porém, o mundo não quis saber.
Ou seja, entre guerras internas e o domínio crescente dos PCs no mercado, o Falcon030 teve vida curta. Por isso, em 1993 já estava fora do catálogo, vítima da reestruturação que arrastou a Atari para fora do mundo dos computadores.
O sucessor secreto: Falcon040 com a caixa “MicroBox”
Mesmo com o falhanço, os engenheiros da Atari já estavam a preparar o sucessor: o Falcon040.
Este usaria o potente Motorola 68040 e vinha com um plano ambicioso. Ou seja, o protótipo seria lançado dentro de uma caixa vertical chamada internamente de “MicroBox”. Algo minimalista, futurista e pensado para ocupar pouco espaço. Uma ideia normal nos dias que correm, mas que era tudo menos comum nos anos 90.
Infelizmente, o projeto nunca passou do papel. Com o abandono do segmento PC, a MicroBox morreu… ou assim se pensava.
PlayStation 2: o renascimento do design da Atari
Avançamos para o ano 2000. A Sony lança a PlayStation 2 e o mundo fica louco.
Mas entre os muitos que repararam no seu design vertical e elegante, houve quem notasse algo familiar. De facto, o design da PS2 é tão parecido com o da MicroBox da Atari que… não é coincidência.
O próprio registo da patente de design industrial da PS2 (U.S. Patent D450,318 S) mostra imagens praticamente idênticas à MicroBox original. Aparentemente, a Sony usou o design da Atari, seja por aquisição direta ou licenciamento, e adaptou-o para a sua consola.
Conclusão: um legado inesperado que chegou a milhões
No final do dia, a PlayStation 2 tornou-se um ícone. Vendeu mais de 155 milhões de unidades e dominou uma era. Podemos até dizer que muito do sucesso da Sony no mundo dos videojogos atual se deve à PS2.
Por isso, é interessante refletir no face de poucos saberem que esta consola carrega consigo uma peça do legado esquecido da Atari.