Ainda falta algum tempo para tudo isto acontecer, porque antes de dar as boas vindas aos Ryzen 10000, ainda vamos receber os Ryzen 9000 (a AMD vai saltar uma geração, com a nomenclatura Ryzen 8000 a servir apenas para os seus novos APUs).
Porém, ao que tudo indica, os processadores para computadores desktop baseados na arquitetura Zen 6 vai também contar com um iGPU baseado na nova arquitetura RDNA 5.
Um iGPU aparentemente muito mais poderoso face ao que podemos encontrar atualmente na gama de produtos AMD.
AMD vai apostar mais em iGPUs nos Ryzen 10000! Culpa pode ser da PS6.
Caso não saiba, a AMD já anda a integrar GPUs nos seus processdaores desktop mais recentes. Porém, é inegável que tudo foi feito apenas para dizer que existia um iGPU caso fosse necessário, e não para oferecer elevados níveis de performance.
Ou seja, até aqui, a AMD tem implementando os seus melhores iGPUs na sua gama de processadores APU. Deixando uma versão muito limitada nos processadores Ryzen que acabam a dar vida aos computadores desktop de alto de desempenho.
Porém, as coisas parecem estar prestes a mudar com a chegada da arquitetura Zen 6! O que muito se deve a algumas evoluções tecnológicas interessantes, e claro, aos planos da AMD.
De forma mais concreta, se quiser um iGPU decente para jogar alguns jogos como CS:GO, GTA V, Valorant, ou League of Legends, pode obviamente olhar para os recentes APUs Ryzen 8000 da AMD. Porém, se quiser uma máquina muito mais focada na performance, vai ter sempre de deixar os APUs de lado, para apostar em processadores mais tradicionais como é o caso dos atuais Ryzen 7000.
Tudo isto se deve ao espaço disponível no interior do processador, o que por sua vez pode ter impacto no aquecimento dos núcleos de processamento. Isto já para não falar da limitação da largura de banda disponível. Tudo problemas que podem desaparecer nas próximas gerações! Muito graças ao salto para o processo de 3nm da TSMC, melhorias na largura de banda disponível, e claro, partilha de recursos entre componentes internos.
A culpa pode ser da PS6!
É curioso, mas isto pode ser uma consequência do desenvolvimento feito a pensar na PlayStation 6. Afinal de contas, tudo indica que a próxima consola da Sony vai aproveitar as mesmas exatas arquiteturas já mencionadas neste artigo (Zen 6 e RDNA 5).
Sendo exatamente por isso que a AMD também está a dar uma maior importância à arquitetura RDNA 5 em vez da RDNA 4. (Caso não saiba, não é esperado que a AMD lance placas gráficas de gama alta para a sua próxima geração Radeon 8000 – RDNA 4).
Em suma, desta forma, a AMD pode pegar em todo o desenvolvimento pensado para as consolas de nova geração, para depois o levar a toda a sua gama de produtos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!