As melhores apps para criar e editar documentos no Android

Hoje em dia as pessoas apostam cada vez nos documentos digitais em vez de andarem com os papéis de um lado para o outro. Isto veio facilitar muito as coisas. No entanto, também criou alguns problemas. É que por vezes temos de criar e editar rapidamente documentos no smartphone Android. Estas são as melhores aplicações para o fazer com rapidez!

As melhores apps para criar e editar documentos no Android

Google Docs

Quando se trata de aplicações de produtividade para Android, a Google tem várias ferramentas, uma das quais é o Google Docs. Esta aplicação pode cobrir a maioria das suas necessidades de criação e edição de documentos em mobilidade. Em primeiro lugar, inclui as ferramentas de edição de texto habituais dos processadores de texto: opções de estilo e tamanho do tipo de letra, ênfase (por exemplo, itálico, sublinhado, tachado), cor e realce do texto, alinhamento e recuo do parágrafo. Também pode utilizá-lo para inserir ligações, comentários, imagens, tabelas, linhas horizontais e números de página no seu documento.

Google Docs truques, criar documentos no Android, criar documentos no Android
Sankt-Petersburg, Russia, May 10 2018: Google Docs icon on Apple iPhone X smartphone screen close-up. Google docs icon. Social network. Social media icon

Uma desvantagem do Google Docs é a limitação das opções de estilo de tipo de letra e a falta de funcionalidades mais avançadas da aplicação Web, como tradução, citações e comparação de documentos. A vantagem, no entanto, é que o Docs é gratuito – não precisa de gastar um cêntimo só para criar e editar documentos no seu telemóvel.

Documentos Google
Documentos Google
Developer: Google LLC
Price: Free

Microsoft Word

Se tem o Windows no seu computador, é provável que já esteja a utilizar o Microsoft Word para criar e editar documentos e queira estender essa familiaridade ao seu dispositivo móvel. Felizmente, o Word também tem uma versão para Android e traz uma grande parte das funcionalidades do computador. Existe a função de desenho para rabiscar e esboçar diretamente na página, opções para ajustar as margens, a orientação e o tamanho do documento, a função Ler em voz alta para ouvir o conteúdo do documento e o modo Ler para transformar o visualizador de documentos num formato mais fácil de ler.

As melhores apps para criar e editar documentos no Android

- Advertisement -

A aplicação Word também simplifica a edição em modo mãos-livres com uma funcionalidade de ditado na aplicação. Isto para que não tenha de depender de ferramentas de ditado de terceiros, como as do teclado.

A utilização e transferência do Microsoft Word é gratuita em dispositivos móveis com ecrãs de 10,1 polegadas, embora apenas tenha acesso a funcionalidades básicas como a formatação de texto e a digitalização de documentos. Para tablets com ecrãs maiores, é necessário subscrever uma conta Microsoft 365 para poder ver e editar documentos e aceder a funcionalidades premium, como inserção de imagens, desenho e modo de leitura.

WPS Office

O WPS Office – Writer tem um layout semelhante ao do Google Docs e do Microsoft Word, com uma faixa de opções superior para ferramentas e uma área inferior para visualização de documentos, o que o torna uma alternativa familiar e económica. Para além da interface, também partilha semelhanças com estes dois editores de documentos populares em termos de funcionalidade. Encontrará a típica formatação de texto, anotações de desenho, opções para inserir imagens, tabelas e números de página, bem como a possibilidade de adicionar comentários.

As melhores apps para criar e editar documentos no Android

Ao contrário do Google Docs e do Microsoft Word, que se destinam apenas à edição de documentos, o WPS Office é uma aplicação multi-ferramentas. Para além de um processador de texto, tem à sua disposição outras ferramentas interessantes, como editores de apresentações, folhas de cálculo e PDF, imagem para PDF, extrator de texto para PDF e fusão de documentos.

OfficeSuite

Com 100 milhões de downloads na Play Store, o OfficeSuite é sem dúvida uma boa opção. Um de seus maiores atrativos é que, ao contrário de muitos editores de documentos, ele não exige uma conta para começar a trabalhar em documentos. Assim pode abrir e editar ficheiros assim que instalar o aplicativo. Se optar por iniciar sessão, obterá 5 GB de armazenamento na nuvem gratuitamente, o que pode ser útil para quando precisar de editar o ficheiro no seu computador.

O OfficeSuite também oferece funcionalidades adicionais que não se encontram habitualmente noutras aplicações móveis de edição de documentos. Para começar, permite-lhe adicionar marcas de água aos seus documentos sem custos adicionais. Também pode trocar os temas dos documentos, converter automaticamente documentos em PDFs para adicionar assinaturas e proteger os seus ficheiros com palavras-passe personalizadas.

No entanto, um aspeto negativo do OfficeSuite são os anúncios proeminentes que normalmente aparecem por baixo do ecrã do editor de documentos e que, por vezes, podem aparecer como interrupções de ecrã completo. Para se livrar dos anúncios e desbloquear outras vantagens tem de adquirir uma versão premium.

OfficeSuite: Word, Sheets, PDF
OfficeSuite: Word, Sheets, PDF

Assim estas são as melhores aplicações para criar e editar documentos no Android.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.