Esta geração de consolas é de rir… As consolas e seus jogos já não propriamente acessíveis, mas ainda assim, basta acontecer alguma coisa no mercado global e… Pronto… Lá vem um aumento de preço generalizado.
Estamos a dizer isto porquê? Bem, a Sony decidiu aumentar o preço da PlayStation 5 em vários mercados. E sim, Portugal está na lista.
PlayStation 5 vai ficar mais cara…! Portugal não foge ao aumento.
A partir de agora, a PS5 Digital Edition custa oficialmente 499,99€. Um aumento que não traz nenhuma melhoria na consola, nem sequer um comando extra ou um jogo incluído.
A consola ficou só e apenas mais cara.
Qual é a razão? É o mercado!
A Sony justifica este aumento com a “atual conjuntura económica desafiante”, referindo a inflação e as flutuações cambiais. Mas sejamos sinceros, isto é apenas uma forma elegante de dizer que estão a passar os aumentos de custos de produção e logística para o consumidor.
Ou seja, esta pode ser a primeira grande vítima das tarifas de Donald Trump.
Ainda assim, este aumento não afeta apenas Portugal. O novo preço já está em vigor na Europa, Médio Oriente, África, Austrália e Nova Zelândia. E, segundo rumores, os Estados Unidos também vão levar com um aumento em breve, podendo chegar aos 30%.
E a versão com leitor?
Por agora, a versão com leitor Blu-ray manteve o preço em Portugal, mas já foi aumentada noutros países como Austrália e Nova Zelândia. A dúvida é: quanto tempo vai demorar até que isso aconteça por cá também?
Porém, o leitor vendido à parte parece estar mais barato. Nem tudo é mau.
A PS5 Pro não mexe… para já
A única versão que escapou a este aumento foi a PS5 Pro. Com este aumento, a diferença de preço entre a Digital e a Pro começa a encurtar, e pode até convencer alguns a dar um salto maior.
(Em atualização)