Os utilizadores Android devem verificar agora os seus smartphones e eliminar uma série de aplicações populares que estão a ser usadas por criminosos para instalar malware e outros sistemas de spam que nos deixam com anúncios intermináveis. De facto, mais um dia e mais um aviso. Assim, desta vez parte da equipa de segurança da empresa Bitdefender que diz ter encontrado 35 aplicações que estão a usar táticas furtivas para inundar smartphones com anúncios indesejados e a tentar instalar malware que rouba dados. Algumas das apps descobertas neste último relatório estão mesmo disponíveis para download através da Play Store da Google e a infetar os smartphones, o que torna a ameaça ainda mais séria.
Play Store: estas apps estão a infetar o seu smartphone!
A Bitdefender diz que as aplicações foram descarregadas mais de dois milhões de vezes pelos utilizadores em todo o mundo. Dito isto uma vez instaladas, começaram a servir anúncios agressivos que muitas vezes se ligam diretamente a malware.
Entretanto para piorar as coisas, algumas usam uma nova técnica para dificultar a sua eliminação. Dito isto a aplicação que instalámos altera o seu nome e ícone para tornar mais difícil a localização. De facto, os criminosos têm usado esta tática mais amplamente nos últimos meses numa tentativa das apps ficarem escondidas nos dispositivos durante mais tempo.
“Estas aplicações escondem assim a sua presença no dispositivo, mudando de nome e alterando o ícone. Depois começam a servir anúncios agressivos”, disse a Bitdender numa publicação no seu blog.
Vamos então à lista de apps que tem de verificar agora mesmo e caso tenha alguma eliminar:
Walls light – Wallpapers Pack – 100K+
Big Emoji – Keyboard – 100K+
Grad Wallpapers – 3D Backdrops – 100K+
Engine Wallpapers – Live & 3D – 100K+
Stock Wallpapers – 4K & HD – 100K+
EffectMania – Photo Editor – 100K+
Art Filter – Deep Photoeffect – 100K+
Fast Emoji Keyboard – 100K+
Create Sticker for Whatsapp – 100K+
Math Solver – Camera Helper – 100K+
Photopix Effects – Art Filter – 100K+
Led Theme – Colorful Keyboard – 100K+
Keyboard – Fun Emoji, Sticker – 50K+
Smart Wifi – 10K+
My GPS Location – 10K+
Image Warp Camera – 100K
Art Girls Wallpaper HD – 100K+
Cat Simulator – 50K+
Smart QR Creator – 10K+
Colorize Old Photo – 500+
GPS Location Finder – 100K
Girls Art Wallpaper – 10K+
Smart QR Scanner – 50K+
GPS Location Maps – 100K
Volume Control – 50K+
Secret Horoscope – 10K+
Smart GPS Location – 10K+
Animated Sticker Master – 100K
Personality Charging Show – 100K
Sleep Sounds – 100K
QR Creator – 10K+
Media Volume Slider – 10K+
Secret Astrology – 10K+
Colorize Photos – 10K+
Phi 4K Wallpaper – Anime HD – 50K+
A Bitdender também alertou que só porque as apps estão na Play Store não significa que estejam livre de ameaças e que não vão infetar o smartphone.
“Embora as lojas oficiais sejam geralmente muito boas a detetar aplicações maliciosas ou perigosas, o passado mostra que um pequeno número de aplicações conseguem passar e fazer com que as vítimas sejam atacadas”.
Não tem a certeza de o seu smartphone está infetado? Há alguns sinais importantes!
É necessário que as pessoas estejam muito atentas a estes sinais. Isto pode fazer a diferença entre um roubo de dados e de dinheiro enorme e uma enorme paz de espírito. É a isto que tem de estar atento.
Publicidade a aparecer constantemente, seja qual for a aplicação que está a usar
De facto, este é um enorme sinal de alerta. A publicidade surge e ocupa normalmente o ecrã inteiro ou a parte inferior em qualquer app. Quer esteja no Facebook, no Instagram, na app do banco ou a navegar na Internet.
Instala uma aplicação e o ícone desaparece imediatamente
Estas aplicações têm algo diferente das outras e por isso muitas pessoas pensam que nem sequer as instalaram. É que quando estão a ser instaladas, surge um aviso a dizer que ocorreu um problema na instalação. Depois o ícone desaparece. Assim a pessoa pensa que ela não está no smartphone, mas na realidade está. Algumas destas ameaças não roubam dados do utilizador. No entanto, dão cabo da utilização do smartphone. Somos bombardeados com publicidade que depois nos redireciona para portais suspeitos e esses sim, até podem tentar apoderar-se dos nossos dados.
A bateria está a gastar-se muito depressa!
Este é um dos grandes sinais de que algo não está bem. Se até aqui tudo funcionava sem problemas e a bateria durava muito e de repente deixou de funcionar é sinal que alguma coisa mudou. Aplicações a correrem de forma secreta no smartphone ocupam recursos. Como tal, estes recursos fazem com que a bateria se gaste mais depressa. Em alguns casos muito mais depressa.
Encontra apps que não reconhece no smartphone
Entretanto com tantas apps que se vai instalando é normal que surja algo no smartphone que não reconhecemos de tempos a tempos. Mas uma coisa é uma aplicação aqui e ali. Outra questão é quando estão sempre a surgir novas apps e sobretudo estranhas. Assim se costuma ver apps desconhecidas no seu smartphone, não seja meigo e apague já.
Tem ficheiros bloqueados
O ransomware bloqueia ficheiros nos smartphones Android. Assim no caso de estar infetado é provável que possa tentar aceder a algo e não consiga. No entanto, mais tarde ou mais cedo vai saber. Isto porque será pedido um resgate.
O que pode acontecer num smartphone Android infetado e que o coloca em perigo
Para além de mostrar publicidade de forma constante, o malware pode aceder a informações privadas. O que estas ameaças mais procuram e roubam são as suas credenciais de acesso ao banco, informação do dispositivo, número de telefone, lista de contactos.
Escusado será dizer que isto pode ser utilizado para vários fins.
Assim desde acederem ao banco em seu nome, ao venderem as suas informações num mercado paralelo. Aliás muitas vezes recebemos chamadas do estrangeiro a quererem impingir.nos coisas exatamente por causa disso.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!