Play Store: apague agora mesmo estas oito aplicações famosas!

Os utilizadores Android nunca podem estar totalmente descansados. Isto porque há sempre perigos à espreita sobretudo numa loja que apesar de estar fortemente protegida não consegue deixar tudo à porta. Assim descobriu-se que há oito apps populares na Play Store que escondem o perigoso malware Joker. Entretanto este aviso surge por parte da Polícia Belga e assim aconselha as pessoas a removerem estas aplicações famosas que estão na Play Store o mais rapidamente possível. É que caso contrário podem ter muitos problemas.

Play Store: apague agora mesmo estas oito aplicações famosas!

O malware da atualidade, o Joker, tenta contornar assim todos os sistemas existentes. Quer falemos de antivírus, quer falemos das lojas de aplicações. É exatamente esse o caso de uma das ameaças mais perigosas.

Play Store aplicações famosas

O Joker que em alguns casos também é conhecido com Bread, contorna as proteções da Play Store. Assim é preciso fazer alguma coisa. Dito isto, para além das medidas implementadas, a Google decidiu explicar publicamente como funciona esta ameaça que não deixa os utilizadores descansados.

De facto, esta ameaça já está a assombrar milhares de pessoas. De uma forma geral, este malware está presente em aplicações maliciosas que têm como principal objetivo fazer com que o utilizador se registe em serviços premium.

Como é que o Joker consegue chegar aos utilizadores?

A fórmula até é relativamente simples. Assim, lançam na Play Store, uma aplicação segura e sem qualquer problema. Depois esta app chega primeiro a centenas de utilizadores. Quando a base de instalação é suficientemente grande, chega uma segunda versão que inclui o malware. A partir desse momento, quem achava que tinha uma app muito simpática e útil no smartphone, passa a subscrever serviços premium. Entretanto tudo isto sem autorização e também à revelia da pessoa que tem a app no telemóvel.

Play Store aplicações famosas

O Joker não é propriamente novo. Assim, ele já tinha sido identificado há alguns anos num esquema que envolvia mensagens SMS Premium. No entanto, agora tem-se vindo a espalhar com muita força. Não fosse as medidas de proteção da Google e o problema poderia ser muito pior. Até aqui já foram eliminadas mais de 1700 aplicações da Play Store, só por causa disto.

Entretanto, uma boa notícia é que muitas das apps que representavam uma ameaça, foram eliminadas. Eis a lista completa do que deve verificar:

Auxiliary Message
Element Scanner
Fast Magic SMS
Free CamScanner
Go Messages
Super Message
Great SMS
Travel Wallpapers

Entretanto o Joker chegou pela primeira vez em 2019 e voltou em força.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Audi Q4 e-Tron: Um 100% elétrico cheio de confiança

Q4 e-Tron: A Audi tem sido uma das fabricantes que mais tem apostado no segmento dos carros eletrificados, especialmente nos 100% elétricos, algo que...

Jogador do Benfica é um dos melhores em FIFA 22! Mas quem?

O FIFA 22 está quase a ser lançado no mercado! Assim, depois de ter revelado o Overall dos vários jogadores do novo capítulo do...

Ator da Netflix passou-se com os fãs! “Mal educados!”

Tendo em conta que a Netflix é um verdadeiro mar de projetos de grande sucesso acaba por ter muita atenção por parte de vários...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!