Google Play Store: apague agora mesmo estas aplicações!

A Google faz um excelente trabalho na Play Store. No entanto, nem sempre é fácil conseguir acabar com todas as ameaças numa loja que recebe milhares de apps todos os dias. Dito isto, estão novas ameaças na Google Play Store e o conselho que lhe podemos dar é apague todas. É verdade que as aplicações em questão não são propriamente um malware que vai roubar todos os seus dados. No entanto, podem tirar-lhe muito dinheiro fazendo-o aderir a diversos serviços de subscrição que têm custos semanais ou mensais avultados.

Google Play Store: apague agora mesmo estas aplicações!

Quem descobriu este problema foi a empresa de segurança Sophos e é mais grave do que inicialmente pode parecer. A Play Store permite aos utilizadores descarregarem algumas aplicações de forma gratuita e que podem ser experimentadas durante um curto período de tempo. O problema é que quando esse período acaba, começam as cobranças. Até aqui tudo muito bem. A questão é que quem não queira continuar com a App não tem apenas de a remover. Tem de informar o programador que não pretende a aplicação. Caso não o faça, vai continuar a ser cobrado. Na maioria das vezes, a pessoa nem se apercebe.

Play Store apague

Normalmente estas aplicações destinam-se a tarefas mais básicas. Ainda assim, ganham rapidamente milhares de subscritores. Dito isto, temos apps de conversão de ficheiros, gravação de ecrã, selecção de wallpapers e até aplicações que nos dizem o futuro. Vamos agora ver a lista completa de apps. Se algum destes nomes aparecer na lista de apps, apague de imediato.

Assim, falo da File Converter & JPEG Converter, Recover deleted photos, Photo backup, Screen recorder: Game recorder, Photo grid mixer : Insta grid & photogrid, Search by Image: Image Search – Smart Search, Dynamic Wallpaper, Gametris Wallpaper, Tell, Shortvideo, Fontmoji, Video Magician, Xstar: Sleep and Mindfu – Apps on Google Play, Palmistry Astrology, Futurescope, Fortune Mirror, Prank Call Free Lite, Fake Chat Conversation – Prank, Old Me, My Replica 2: Ethnic Origin, Celebrity Look-Alike, Live GO, Map 2020 for Poke Radar, IV GO Calculator for Poke GO Genie, Hy G File Scanner, Montage, Zynoa Wallpaper e Futurescope.

Play Store apague

Esta é uma lista muito extensa. Ainda assim, não está tudo aqui. Existem muitas outras apps na Play Store por detetar.

Mas de que valores estamos a falar?

A Sophos encontrou apps que em menos de uma semana conseguem cobrar mais de 200 Euros aos utilizadores. No caso de uma App, os programadores cobram 104 Euros ao final de 72 horas. Depois cobram 214 Euros quando o período de teste acaba. Isto tudo mesmo que remova logo a app. É por isso que tem mesmo de cancelar a subscrição.

Tecnicamente as apps, considerando as regras da Google Play Store, não estão a fazer nada de fraudulento ou ilegal, até porque cumprem as funções que deviam. O problema é que misturam a componente de testes de forma pouco perceptível levando as pessoas a fazer pagamentos.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub