Placas gráficas RTX 30 Super em 2021, RTX 40 em 2022

Ainda não existem placas gráficas para todos, e os preços continuam horríveis, no entanto, a tendência atual é de melhoria de stock e de preços, por isso, para manter as margens altas, e o mercado satisfeito, a NVIDIA já está a pensar no que fazer a seguir. O que significa isto? Acho que é óbvio! Placas gráficas GeForce RTX 30 Super para desktop e portáteis!

Placas gráficas RTX 30 Super em 2021, RTX 40 em 2022

RTX 30 Super

Portanto, temos agora novos rumores a apontar para o lançamento de uma nova gama de placas gráficas baseadas na arquitetura Ampere. Naquilo que vai ser um repetir da estratégia que a NVIDIA utilizou com a sua gama Turing (RTX 20). Ou seja, vamos dar as boas vindas a uma nova gama de placas gráficas ‘Super’, com vários novos modelos a oferecer um ‘boost’ de performance muito interessante. Quem o diz é o muito famoso ‘leaker’ Kopite7kimi, que neste tipo de assuntos, pouco ou nada se engana.

Muito resumidamente, a primeira fase de lançamento RTX 30 já está prestes a terminar, com a RTX 3080 Ti e RTX 3070 Ti já no mercado, e a RTX 3050 prestes a ser lançada. Por isso, está na altura de preparar o futuro. Futuro esse que vai entrar em produção já neste trimestre.

O que vai mudar?

Segundo o ‘leaker’, o processo de produção vai ser exatamente o mesmo (8nm Samsung), mas vamos ter várias otimizações arquiteturais para conseguir retirar todo o sumo possível e imaginário das linhas da Samsung. Além destas otimizações, a NVIDIA também está a planear aumentar a largura de banda em todas as novas placas, ao mesmo tempo que aposta em maiores quantidades de memória GDDR.

RTX 3080 Super? RTX 3080 Ti? Porque não ambas?

Aparentemente, um dos novos modelos é a RTX 3080 Super, mas também vamos ter uma RTX 3080 Ti Super. Estranho, visto que a NVIDIA nunca pegou nos modelos Ti para criar versões Super, mas pelos vistos é que o vai acontecer nesta nova gama.

Conclusão

Em suma, esta gama Super vai ser obviamente algo intermédio, para manter o mercado satisfeito antes do lançamento das novas RTX 40 baseadas nos GPUs Ada Lovelace. Se vão valer a pena? É difícil dizer… mas se olhar-mos para as diferenças de performance entre as RTX 20 Super e as RTX 30, talvez não.

O melhor é mesmo esperar para ver o que vai sair daqui, e a que preço.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: reveladas as novas cores e há uma surpresa!

A Samsung sabe que os olhos também comem e como tal aposta muito no design dos seus smartphones e inclusivamente nas cores. Ora o...

Placas gráficas novas em 2021? RTX 3080 Super já apareceu!

Na opinião de muitos especialistas, faz ZERO sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando a atual continua tão rara e tão cara....

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!