Placas gráficas integradas Intel Gen 11 detalhadas num novo Leak!


Por em

As mais recentes drivers para os chips gráficos Intel, chegaram com um novo ‘Centro de Comandos’, que por acaso até foi revelado na GDC 2019… No entanto, o que não sabíamos, é que iria mostrar toda a gama de placas integradas Intel Gen 11, que deverão chegar pela mão dos novos processadores Ice Lake de 10nm.

Como já tinha sido mencionado, noutros leaks, vão existir várias versões baseadas na arquitetura Gen 11! Muito provavelmente, porque irão ser produzidas iGPUs para os processadores Ice Lake, mas também Lakefield que deverão usar a tecnologia Forveros.

Pois bem, pode ver aqui a lista de placas gráficas integradas, que a Intel deverá lançar nos próximos meses:

  • Intel Iris Plus Graphics 950
  • Intel Iris Plus Graphics 940
  • Intel Iris Plus Graphics 930
  • Intel UHD Graphics 920
  • Intel UHD Graphics 910

Primeiramente, temos a topo de gama Iris Plus Graphics 950, um chip que deverá chegar ao mercado com 64 EUs, bem como frequências significativamente mais altas do aquilo que podemos encontrar no resto da gama.

Posteriormente, temos os iGPUs Iris Plus Graphics 940, com 64 ou 48 EUs, depois temos a Iris Plus Graphics 930, também ela muito similar ao modelo 940, mas com frequências um pouco mais baixas.

Curiosamente, já tivemos a oportunidade de ver alguns números da performance destes chips gráficos, no jogo Ashes of the Singularity e GFXBench. Que ao fim ao cabo, são extremamente interessantes, ao ponto de conseguirem tornar obsoletas soluções dedicadas da NVIDIA, como a MX110 e MX130.

Gen 11

Também temos os modelos ‘non-Iris’, que incluem a UHD Graphics 920 com 32 unidades de execução. E a UHD Graphics 910 que apesar de ter as mesmas UEs, funciona a uma frequência mais baixa. (Provavelmente, são os chips desenhados para as plataformas mobile)

Por fim, a Intel também está a planear 4 modelos UHD Graphics para os SoCs Lakefield. Que muito similarmente, também deverão contar com  64 ou 32 EUs.

A arquitetura gráfica Intel Gen 11 irá ser capaz de 1 TFLOPS de performance de computação! Sendo curiosamente, baseada no processo de fabrico de 10nm

Intel:A Intel revelou oficialmente, a sua 11ª arquitetura de placas gráficas integradas (iGPU), que irão marcar presença nos novos processadores Intel Ice Lake.

Os novos iGPUs Intel, vão ser também eles produzidos, com o afamado processo de 10nm FinFET! Que tantos problemas tem dado à empresa… Dito isto, a Intel confirmou agora, que a nova arquitetura, irá suportar todas as APIs importantes. (Onde temos de incluir, DirectX, Vulkan, OpenGL e mais.)

Assim, é muito importante salientar, que a nova arquitetura Intel, foi concebida do zero, a pensar na performance pura e dura!

Leia mais aqui.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Atualizada: As principais novidades da Sony no PS4 State Of Play

Há uma grande novidade no Google Maps! Vai usar?

Seguinte